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dc.contributor.advisorFaé, Rogériopt_BR
dc.contributor.authorBraun, Emily Eduardapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T03:56:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201937pt_BR
dc.description.abstractO trabalho buscou analisar a relevância de uma Política Pública de Cidadania Cultural em relação ao fomento e incentivo a democracia cultural, através de estudo de caso da Feira do Livro de Gramado. O estudo realizado iniciou pela tentativa de conhecer a história deste evento tradicional na cidade Gramado, desde seu surgimento, tendo por foco a 22ª Feira do Livro de Gramado, que ocorreu em 2018. A seguir, buscou-se entender os conceitos de cidadania cultural, políticas públicas e democracia cultural. A metodologia utilizada no estudo, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em forma de estudo de caso. A coleta de dados teve por base entrevistas semiestruturados e análise documental. As entrevistas foram realizadas, com a Primeira Coordenadora da Feira do Livro de Gramado; a Coordenadora da 22ª edição da Feira do Livro de Gramado; o Secretário Municipal da Cultura de Gramado em 2018; duas professoras da rede de ensino do município de Gramado; e uma visitante da 22ª edição da Feira. Segue com a apresentação destes dados, apresentando o histórico da Feira do livro de Gramado, o detalhamento da 22ª edição, suas características em relação aos termos política pública, cidadania cultural e democracia cultural e descreve de que forma este evento incentiva e fomenta a democracia cultural no município de Gramado. Finaliza com as considerações finais sobre o presente trabalho, respondendo ao problema de pesquisa, bem como os objetivos específicos e gerais.pt_BR
dc.description.abstractThe work aimed at analyzing the relevance of a public policy of cultural citizenship regarding the promotion and encouragement of cultural democracy, by means of a case study of the Book Fair of Gramado. The study has started by attempting to get to know the history of this traditional event of Gramado municipality, since its beginning, focusing on the 22nd Book Fair of Gramado, which was held in 2018. Then we pursued to understand the concepts of cultural citizenship, public policies and cultural democracy. The methodology used in the study is characterized as a qualitative research in the form of a case study. The data collection was based on semi-structured interviews and documentary analysis. The interviews were done with the First Coordinator of the Book Fair of Gramado; the Coordinator of the 22nd edition of the Book Fair of Gramado; the Municipal Secretary of the Department of Culture of Gramado in 2018; two teachers from the education system of Gramado municipality and a visitor to the 22nd edition of the Fair. The presentation of these data follows by showing the history of the Book Fair of Gramado, the details of the 22nd edition, its features in relation to the terms of public policy, cultural citizenship and cultural democracy and describes how this event encourages and promotes cultural democracy in Gramado municipality. It finishes with the final considerations about the present work, replying to the research issue, as well as the specific and general objectives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic Policiesen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPolítica culturalpt_BR
dc.subjectCultural citizenshipen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCultural democracyen
dc.subjectBook Fair of Gramadoen
dc.titleFeira do Livro de Gramado : uma política pública de cidadania cultural que fomenta e incentiva a democracia culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001105797pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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