Contribuições de um projeto público privado à ações educacionais no contexto rural.
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho insere-se na temática da gestão pública, pois visa identificar em que medida um projeto Público Privado denominado “Escola no Campo” inspira e incentiva a permanência dos jovens no meio rural. Com base em abordagens teóricas de autores como Carneiro (2005), Alentejano (2000), Zanella Di Pietro (2002), Lima e Coelho (2015), a presente pesquisa visa investigar as possíveis contribuições de um PPP – projeto público privado, em relação à permanência dos jovens no campo. A pesquisa oco ...
Este trabalho insere-se na temática da gestão pública, pois visa identificar em que medida um projeto Público Privado denominado “Escola no Campo” inspira e incentiva a permanência dos jovens no meio rural. Com base em abordagens teóricas de autores como Carneiro (2005), Alentejano (2000), Zanella Di Pietro (2002), Lima e Coelho (2015), a presente pesquisa visa investigar as possíveis contribuições de um PPP – projeto público privado, em relação à permanência dos jovens no campo. A pesquisa ocorreu no município de Espumoso, no Rio Grande do Sul, uma cidade com população de pouco mais de 15mil habitantes e economia predominantemente agrícola, baseada principalmente na plantação, cultivo e beneficiamento da soja e do trigo. O recorte desse estudo foi à realização da pesquisa com profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Henrique Schmitt, a fim de entender o quanto o projeto desenvolvido como parceria entre empresa Syngenta e a escola pública pode influenciar o desejo dos jovens de permanecerem no meio rural. Como procedimento metodológico foi realizada uma entrevista com os professores envolvidos no projeto. Os resultados da análise das entrevistas identificaram pontos positivos e favoráveis na continuação do jovem como agricultor e produtor rural. ...
Abstract
This work is part of the public management theme, since it aims to identify the extent to which a Public Private project called "School in the Countryside" inspires and encourages the permanence of young people in rural areas. Based on the theoretical approaches of authors such as Carneiro (2005), Alentejano (2000), Zanella Di Pietro (2002), Lima and Coelho (2015), this research aims to investigate the possible contributions of a PPP - public the permanence of young people in the countryside. T ...
This work is part of the public management theme, since it aims to identify the extent to which a Public Private project called "School in the Countryside" inspires and encourages the permanence of young people in rural areas. Based on the theoretical approaches of authors such as Carneiro (2005), Alentejano (2000), Zanella Di Pietro (2002), Lima and Coelho (2015), this research aims to investigate the possible contributions of a PPP - public the permanence of young people in the countryside. The research was carried out in the city of Espumoso, in Rio Grande do Sul, a city with a population of just over 15 thousand inhabitants and a predominantly agricultural economy, based mainly on the planting, cultivation and processing of soy and wheat. The study was carried out with professionals from the Municipal School of Elementary Education Emílio Henrique Schmitt, in order to understand how the project developed as a partnership between Syngenta and the public school can influence the desire of young people to stay in rural areas . As methodological procedure, an interview was conducted with the teachers involved in the project. The results of the interview analysis identified positive and favorable points in the continuation of young people as farmers and rural producers. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Collections
-
Applied and Social Sciences (3537)
This item is licensed under a Creative Commons License