Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDemarco, Diogo Joelpt_BR
dc.contributor.authorMattes, Denise Goldmeierpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T03:56:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201921pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na apresentação de análise documental sobre a suficiência do custo aluno anual no município de Teutônia. O estudo teve como objetivo verificar se o custo aluno definido no âmbito federal de fato supre os investimentos necessários para que a educação seja mantida no município de Teutônia. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, tendo como etapas: levantamento bibliográfico e documental, entrevista semiestruturada junto à servidora da secretaria de educação, análise documental e redação do texto final. Na análise de dados diferentes pontos de vista foram confrontados junto ao referencial teórico estudado, onde se identificaram como principais conclusões que a sistemática de divisão do recurso financeiro não está ligada diretamente a qualidade educacional, sendo possível afirmar que o recurso não é suficiente para o financiamento da educação nos anos iniciais no município em estudo. Além disso percebe-se que é necessário um investimento maior por parte do ente federal em todos os níveis educacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists in the presentation of documentary analysis on the sufficiency of the annual student cost in the municipality of Teutônia. The study had as objective to verify if the student cost defined in the federal scope of fact supplies the necessary investments so that the education is maintained in the municipality of Teutônia. The research is characterized as quali-quantitative, having as steps: bibliographical survey, production data with the secretary of education, documentary analysis and writing of the final text. For the production of data a semi-structured interview was conducted with the professional that participates in the research. In the analysis of data different points of view were confronted next to the theoretical reference studied, where they were identified as main conclusions that the system of dividing the financial resource is not directly linked to the educational quality. And it was also possible to realize that the resource is not sufficient for the payment of education in the initial years in the municipality under study. In addition, it is perceived that a greater investment by the federal entity is necessary in all the educational levels.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectFinancingen
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectStudent costen
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.titleCusto aluno e a suficiência de investimento : estudo de caso no município de Teutôniapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPossamai, Ana Júliapt_BR
dc.identifier.nrb001105780pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples