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dc.contributor.advisorAlbernaz, Renata Ovenhausenpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Isabela de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T03:56:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201920pt_BR
dc.description.abstractO dinamismo e as mudanças tecnológicas que a sociedade está vivenciando exigem que as instituições de ensino superior estejam preparadas para formar um profissional, cada vez mais, alinhado com as exigências do mercado. Com base nas adequações das políticas públicas em educação, o foco deste trabalho são as ações que estão sendo feitas para melhorar a qualidade do curso de Estatística da UFRGS, conforme as diretrizes do MEC. Com esses dados, o intuito é traçar um diagnóstico que poderá ser utilizado como referência para os processos de mudanças curriculares em relação ao mercado de trabalho do profissional em Estatística egresso da UFRGS. As metodologias utilizadas foram pesquisa documental e bibliográfica, entrevista com servidores e pesquisa de campo com alunos, por meio de formulários via e-mail. Utilizando esses instrumentos, foi possível descrever um diagnóstico, demonstrando como foram realizadas as ações de mudanças no curso para se adequar às exigências do MEC e também à realidade do mercado de trabalho do estatístico.pt_BR
dc.description.abstractThe dynamism and technological changes that society is experiencing require higher education institutions to be prepared to form a professional, increasingly aligned with the requirements of the market. Based on the adequacy of public policies in education, the focus of this work is the actions being taken to improve the quality of the UFRGS Statistics course, according to the MEC guidelines. With these data, the intention is to draw a diagnosis that can be used as a reference for the processes of curricular changes in relation to the labor market of the professional in Statistics egress from UFRGS. The methodologies used were documentary and bibliographical research, interview with servers and field research with students, through forms via e-mail. Using these instruments, it was possible to describe a diagnosis, demonstrating how changes in the course were made to fit the requirements of the MEC and also the reality of the labor market of the statistician.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectStatistics UFRGSen
dc.subjectEvaluation of higher educationen
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectCurricular changesen
dc.titleDiagnóstico do impacto das mudanças curriculares do curso de Bacharelado em Estatística da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBernardi, Ana Julia Bonzaninipt_BR
dc.identifier.nrb001105879pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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