A implantação de práticas de BPM no processo das monitorias acadêmicas presenciais da UFRGS
Fecha
2018Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
A gestão por processos ou Business Process Managment (BPM) vem ganhando espaço nas organizações sejam elas públicas ou privadas na busca de uma maior produtividade, eficácia e eficiência. Na medida em que o BPM vem ganhando adeptos, pode-se perceber sua adoção também em órgãos públicos, como na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O presente trabalho tem como objetivo averiguar como se deu a implementação das práticas de BPM no processo de monitorias acadêmicas presenciais da UFRG ...
A gestão por processos ou Business Process Managment (BPM) vem ganhando espaço nas organizações sejam elas públicas ou privadas na busca de uma maior produtividade, eficácia e eficiência. Na medida em que o BPM vem ganhando adeptos, pode-se perceber sua adoção também em órgãos públicos, como na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O presente trabalho tem como objetivo averiguar como se deu a implementação das práticas de BPM no processo de monitorias acadêmicas presenciais da UFRGS. Utilizando técnicas de pesquisas documentais, eletrônicas e bibliográficas, bem como entrevistas e observação participante foi possível identificar a origem das práticas de BPM na divisão que gerencia o processo das monitorias acadêmicas, bem como os benefícios identificados e as dificuldades enfrentadas. Os resultados obtidos demonstram que 26 práticas de BPM aplicadas apresentaram 100% de benefícios para os processos de trabalho. No entanto, duas práticas aplicadas foram identificadas com 0% de benefícios na percepção dos participantes – redução de custos e a organização de níveis de alerta em caso de incidente e análise de impactos. Como principal contribuição desta pesquisa pode-se dizer que tais resultados deverão proporcionar maior aceitação das pessoas no uso de práticas de BPM dentro da Universidade. ...
Abstract
In order to increase productivity, effectiveness and efficiency, many organizations, whether public or private, have been increasing the use of Business Process Management (BPM). As BPM has been gaining adherents, its adoption can also be seen in public companies, such as the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The present work has as objective to investigate how the implementation of BPM practices in the process of academic tutoring at UFRGS. It was through documentary, electron ...
In order to increase productivity, effectiveness and efficiency, many organizations, whether public or private, have been increasing the use of Business Process Management (BPM). As BPM has been gaining adherents, its adoption can also be seen in public companies, such as the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The present work has as objective to investigate how the implementation of BPM practices in the process of academic tutoring at UFRGS. It was through documentary, electronic and bibliographical researches, as well as interviews and participant observation that it was possible to identify the origin of BPM practices in the division that manages the academic tutoring process, as well as the benefits identified and the difficulties faced. The results show that 26 applied BPM practices presented 100% benefits for the work processes. However, two applied practices were identified with 0% benefits (participant’s vision) - cost reduction and the organization of alert levels in case of an incident and impact analysis. The main contribution of this research is that the results can provide greater acceptance such results should provide greater acceptance of people in the use of BPM practices within the University. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Administração Pública e Contemporânea.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
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