Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevêdo, Aristonpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Helen Pinho dept_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:54:52Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201757pt_BR
dc.description.abstractA administração é operacionalizada de acordo com políticas, que buscam compreender o fenômeno em sua totalidade, configurando a prática administrativa conforme suas interpretações da realidade. Assim temos na gerência e na liderança, duas abordagens relevantes para a atualidade. A gerência é a abordagem dominante, seu modo operante, centrado na racionalidade legal (WEBER, 1982), é identificado nas mais diversas organizações, podendo ser entendida como um modelo totalizante, que acaba por cooptar todas as demais manifestações administrativas. Por outro lado, a liderança, centrada na dominação carismática (WEBER, 1982), pode ser vista como uma resposta para a gerência e sua forte hierarquia, principalmente no que tange a “motivação” do trabalhador. Assim, o fomento para desenvolvimento de lideranças, figura como meta na maioria das empresas. Contudo, as políticas que desenvolvem, sustentam e possibilitam a manutenção de cada abordagem são distintas e, em certo ponto, antagônicas. Desta forma, nos questionamos, se a formação proposta pela Universidade Corporativa dos Correios, busca formar líderes – conforme discurso – ou, formar gerentes, como o modelo hegemônico. Para verificar a hipótese, selecionamos a trilha de conhecimento Liderança, da qual uma amostragem, composta por três cursos, foi analisada a luz do conhecimento teórico das abordagens gerencialista e lideracionista. Desse modo, podemos confirmar que os programas de educação da UniCorreios estão em acordo com as políticas gerenciais e, consequentemente, formando gerentes.pt_BR
dc.description.abstractThe administration is operationalized according to policies, which seek to understand the phenomenon in its entirety, configuring the administrative practice according to its interpretations of reality. Thus, in management and leadership, we have two relevant approaches for today. The management is the dominant approach, its mode of operation, centered on legal rationality (WEBER, 1982), it is identified in the most diverse organizations and can be understood as a totalizing model, which ends up coopting all other administrative manifestations. On the other hand, leadership, centered on charismatic domination (WEBER, 1982), can be seen as a response to management and its strong hierarchy, especially with regard to the "motivation" of the worker. Thus, the promotion of leadership development figures as a goal in most companies. However, the policies that develop, sustain and enable the maintenance of each approach are distinct and, at a certain point, antagonistic. Thus we question whether the training proposed by the Corporate University of Posts, seeks to train leaders - according to speech - or, to train managers, such as the hegemonic model. To verify the hypothesis we selected the Leadership knowledge track, from which a sample, composed of three courses, was analyzed in light of the theoretical knowledge of the managerialist and leadership approaches. In this way, we can confirm that UniCorreios' education programs are in accordance with the management policies and, consequently, training managers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministrationen
dc.subjectAdministradorpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectPost officeen
dc.titleA formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090436pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Administração Pública e Contemporâneapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples