Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranciscatto, Robertopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Renan Vargas dapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:54:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201743pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia trata de uma pesquisa sobre a utilização de dispositivos móveis na educação, com o foco no ensino público de uma escola municipal de ensino fundamental de Caxias do Sul. Seu objetivo geral foi de buscar soluções para a inclusão do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica, com vistas à construção conjunta de conhecimentos ao se compartilhar ideias através da troca de experiências e os objetivos específicos buscaram aprofundar os conhecimentos em torno de tais tecnologias e sua utilização na educação. Além de pesquisa bibliográfica sobre o tema, também foram entrevistados estudantes desta escola e um questionário com perguntas abertas e fechadas foi utilizado para que fosse avaliada a utilização de tecnologia na escola e o que foi trabalhado dentro da disciplina de linguagem musical durante o último semestre utilizando como apoio a tecnologia e os dispositivos moveis disponíveis para as aulas. Dentro das atividades que foram propostas aos estudantes, a principal foi a criação de um blog que continha diversos conteúdos musicais e materiais para o aprendizado dos estudantes, todas estas formas de ensino com a utilização da tecnologia foram avaliadas para que o trabalho dentro (e fora) da escola possa ser realizado mais efetivamente e se busque novas alternativas com o uso de mídias e tecnologia, tanto nas questões musicais, como de forma interdisciplinar.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph deals with a research on the use of mobile devices in education, focusing on the public education of a municipal school of primary education in Caxias do Sul. Its general objective was to seek solutions for the inclusion of the use of technology as a pedagogical tool, with a view to jointly building knowledge by sharing ideas through the exchange of experiences and the specific objectives sought to deepen the knowledge about such technologies and their use in education. In addition to bibliographic research on the subject, students of this school were also interviewed and a questionnaire with open and closed questions was used to evaluate the use of technology in school and what was worked within the discipline of musical language during the last semester using as support for the technology and mobile devices available for classes. Within the activities that were proposed to the students, the main one was the creation of a blog that contained diverse musical contents and materials for the students learning, all these forms of teaching with the use of the technology were evaluated so that the work inside (and outside) of the school can be realized more effectively and new alternatives are sought with the use of media and technology, both in musical matters and in an interdisciplinary way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectMobile devices in educationen
dc.subjectMusic education and technologyen
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectEnsino musicalpt_BR
dc.subjectPublic school and use of media and technologyen
dc.titleUso de dispositivos mósveis como ferramenta pedagógica : gravação de audio e podcastspt_BR
dc.title.alternativeUse of digital and printed media in the learning process in Technical Education en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples