Os tipos de governança da comunicação social na América do Sul, nas décadas de 2000 e 2010 : o caso do Brasil
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Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente tese tem como objetivo explicar por que, em um contexto similar, o processo de formação de agenda para a criação de uma política regulatória para a comunicação social, no Brasil, seguiu uma trajetória distinta dos demais países da América do Sul. O contexto caracterizava-se por governos de esquerda e de centro-esquerda, eleitos e reeleitos nas décadas de 2000 e 2010, na região. Para tanto, a estratégia metodológica utilizada é a do estudo de caso para a criação da política regulatóri ...
A presente tese tem como objetivo explicar por que, em um contexto similar, o processo de formação de agenda para a criação de uma política regulatória para a comunicação social, no Brasil, seguiu uma trajetória distinta dos demais países da América do Sul. O contexto caracterizava-se por governos de esquerda e de centro-esquerda, eleitos e reeleitos nas décadas de 2000 e 2010, na região. Para tanto, a estratégia metodológica utilizada é a do estudo de caso para a criação da política regulatória para a TV por assinatura, no Brasil, sancionada em 2011. O escopo do objeto de pesquisa concentra-se no período de 2003 a 2006, na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT); e no início de 2007, na segunda gestão do governo do presidente Lula da Silva. O estudo de caso tem como objetivo confrontar asserções falhas do modelo liberal capturado, a respeito dos subsistemas de comunicação, na região. Para tanto, utilizamos o referencial teórico do pluralismo reformado e da governança, com metodologia de pesquisa de process tracing e identificação de mecanismos causais. ...
Resumen
La presente tesis tiene como objetivo explicar por qué, en un contexto similar, el proceso de formación de la agenda para la creación de una política regulatoria para la comunicación social, en Brasil, siguió una trayectoria distinta de los demás países de América del Sur. El contexto se caracterizaba por gobiernos de izquierda y de centro–izquierda, elegidos y reelegidos en la década del 2000 y 2010, en la región. Por tanto, la estrategia metodológica utilizada es la del estudio de caso para l ...
La presente tesis tiene como objetivo explicar por qué, en un contexto similar, el proceso de formación de la agenda para la creación de una política regulatoria para la comunicación social, en Brasil, siguió una trayectoria distinta de los demás países de América del Sur. El contexto se caracterizaba por gobiernos de izquierda y de centro–izquierda, elegidos y reelegidos en la década del 2000 y 2010, en la región. Por tanto, la estrategia metodológica utilizada es la del estudio de caso para la creación de una política regulatoria para la televisión por suscripción, en Brasil, sancionada en 2011. El alcance del objeto de investigación se concentra en el periodo de 2003 a 2006, en la primera gestión del Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, del Partido dos Trabalhadores1 (PT); y en el inicio de 2007, en la segunda gestión del gobierno de Lula da Silva. El estudio de caso tiene como objetivo confrontar las disertaciones fallidas del modelo liberal capturado, al respecto de los subsistemas de comunicación en la región. Por tanto, utilizamos como referencia teórica la del pluralismo reformado y de la gobernanza y como metodología de investigación el process tracing y la identificación de mecanismos causales. ...
Abstract
The goal of this dissertation is to explain why, despite shared contexts, the agenda-building process in media regulatory policy formation followed a different trajectory in Brazil when compared to other countries in South America. The shared context consists of left-wing or center-left governments that were elected for multiple consecutive terms in office during the first two decades of the 21st century. To answer this question, this dissertation contains a case study analysis of the creation ...
The goal of this dissertation is to explain why, despite shared contexts, the agenda-building process in media regulatory policy formation followed a different trajectory in Brazil when compared to other countries in South America. The shared context consists of left-wing or center-left governments that were elected for multiple consecutive terms in office during the first two decades of the 21st century. To answer this question, this dissertation contains a case study analysis of the creation of a regulatory policy for cable television in Brazil, which came into effect in 2011. The scope of this project focuses on the period between 2003 and 2006, during the first term of President Luiz Inácio Lula da Silva of the Partido dos Trabalhadores2 (PT), and early 2007, at the beginning of President da Silva’s second term. The aim of the case study is to confront flawed assumptions in the “captured-liberal” model, with reference to media subsystems, in the region. Theoretical references include reformed pluralism and governance. Process tracing is used as a methodology to identify causal mechanisms. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
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Ciências Humanas (7477)História (653)
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