Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorZank, Cláudiapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Michele Souza dept_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:53:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201716pt_BR
dc.description.abstractEssa monografia tem como principal objetivo identificar a contribuição que a utilização do Editor de Texto Coletivo (ETC) pode proporcionar no processo de construção de um texto literário. Em consonância com esse objetivo, buscou-se compreender como os alunos percebem o trabalho no ETC, analisando a satisfação com o trabalho de autoria em um editor de texto coletivo. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa a partir da proposta de estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionário. Como resultado, reconhece-se que o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficiente se construído a partir de constante reflexão sobre o fazer pedagógico. Da mesma forma, é preciso considerar as atividades de produção textual como tarefas de suma importância para o desenvolvimento do sujeito, seja em seu perfil acadêmico ou pessoal, pois a competência de escrever textos e o autorreconhecimento da capacidade linguística são oportunizadas a partir de experiências proporcionadas em atividades como o projeto Do outro lado da história. Os resultados observados a partir da análise desse projeto tornam evidente a contribuição e o estímulo que a utilização do ETC proporcionou ao público-alvo, os estudantes em sua etapa final da Educação Básica. Espera-se que essa pesquisa contribua para o desenvolvimento de projetos e atividades cuja prioridade seja o estímulo ao “gosto” pela escrita e pelo exercício da autoconfiança na competência produtiva de textos em quaisquer gêneros, com destaque aos textos literários.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph has as main objective to identify the contribution that the use of the Collective Text Editor (ETC) can provide in the process of construction of a literary text. In line with this objective, we sought to understand how the students perceive the work in the ETC, analyzing the satisfaction with the work of authorship in a collective text editor. To reach the proposed objectives, a qualitative and quantitative research was carried out based on the case study proposal. Data were collected through a questionnaire. As a result, it is recognized that the teaching-learning process becomes more efficient if constructed from constant reflection on the pedagogical doing. Likewise, it is necessary to consider the activities of textual production as tasks of great importance for the development of the subject, be it in their academic or personal profile, since the competence to write texts and the selfrecognition of the linguistic capacity are opportunistic from the experiences provided in activities such as the project On the other side of history. The results observed from the analysis of this project make evident the contribution and the stimulus that the use of ETC provided to the target audience, students in their final stage of Basic Education. It is hoped that this research contributes to the development of projects and activities whose priority is to stimulate the "taste" for writing and the exercise of self-confidence in the productive competence of texts in any genres, with emphasis on literary texts. Title On the other side of the story: A literary and digital experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEditor de textopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCollective Text Editoren
dc.titleDo outro lado da história : uma experiência literária e digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106510pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem