Show simple item record

dc.contributor.advisorAraújo, Mônica Ribeiro dept_BR
dc.contributor.authorBrandão, Maurice Guterrespt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:53:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201706pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um estudo de caso realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elemar Guilherme Kroth, localizada no município de Vera Cruz (RS). Trata-se do relato do trajeto percorrido desde o início do trabalho deste pesquisador na escola citada, quando a informática era vista tão somente como uma ferramenta de apoio pedagógico até a informática tornar-se a disciplina de Informática em Educação, incluída na grade curricular dos anos finais – sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que utiliza como instrumento metodológico o questionário aplicado a docentes e discentes. O objetivo principal desta pesquisa é relatar os benefícios da informática enquanto disciplina na formação discente, bem como a importância de professores especialistas ministrarem a citada disciplina. O resultado esperado com este trabalho é apresentar aos diferentes públicos uma alternativa viável e efetiva de implantação da informática como disciplina.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a case study carried out at the Elementary School Elemar Guilherme Kroth, located in the municipality of Vera Cruz (RS). This is the report of the course taken since the beginning of this researcher's work in the mentioned school, when computing was only seen as a tool of pedagogical support until the computer science becomes the discipline of Informatics in Education, included in the curriculum of the final years - sixth to ninth grade of Elementary School. It is an exploratory research that uses as a methodological instrument the questionnaire applied to teachers and students. The main objective of this research is to report the benefits of computer science as a discipline in student training, as well as the importance of specialist teachers to teach this discipline. The expected result of this work is to present to the different publics a viable and effective alternative to implement computer science as a discipline.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectComputersen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleA informática como disciplina : um estudo em uma escola da rede pública de ensino do município de Vera Cruz-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106504pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record