OntoRecEdu - Ontologias em Sistemas de Recomendações Educacionais
Date
2019-02-28Author
Type
Title alternative
OntoRecEdu
Abstract in Portuguese
O objeto de aprendizagem OntoRecEdu: Ontologias em Sistemas de Recomendação Educacionais foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar na construção de estratégias pedagógicas e explorar o conceito de ontologias e a sua utilização no contexto educacional, através da proposição de um Objeto de Aprendizagem (OA). Este, por sua vez, aborda o referido conceito e propõe uma modelagem de ontologias para uso em sistemas de recomendação educacionais, podendo ser utilizado por professores, para suas ativi ...
O objeto de aprendizagem OntoRecEdu: Ontologias em Sistemas de Recomendação Educacionais foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar na construção de estratégias pedagógicas e explorar o conceito de ontologias e a sua utilização no contexto educacional, através da proposição de um Objeto de Aprendizagem (OA). Este, por sua vez, aborda o referido conceito e propõe uma modelagem de ontologias para uso em sistemas de recomendação educacionais, podendo ser utilizado por professores, para suas atividades, e alunos com interesse neste assunto.
Para tanto, este objeto possui quatro módulos:
-Ontologias: neste módulo será explorado o histórico e definição do conceito de ontologia e apresentados exemplos da sua aplicação prática em distintas áreas do conhecimento;
-Uso de Ontologias: será abordado o uso das ontologias, especificamente no contexto educacional, de forma a gerar uma reflexão sobre a potencialidade delas no apoio ao processo de construção de conhecimento. Serão disponibilizadas leituras, atividades práticas e discussões sobre as diversas formas de utilização das ontologias na educação;
-Ontologias na Educação: primeiramente será realizada uma breve abordagem sobre sistemas de recomendação educacionais, o seu uso em sala de aula, principais dificuldades encontradas por professores e alunos; e como a implementação de ontologias poderia auxiliá-los e, no último módulo;
-Modelagem de Ontologias: contemplará a modelagem de uma ontologia de domínio aplicada a sistemas de recomendação através da utilização da metodologia MetOntoEdu (SIMON, 2018).
Cada módulo apresenta textos explicativos, material de apoio como vídeos, apresentações, animações, áudios, hipertextos, infográficos entre outros. Para auxiliar na discussão sobre o assunto são propostas atividades em forma de desafios, a fim de problematizar os temas abordados. ...
Educational level
Educação Profissional
Educação Superior - Graduação
Educação Superior - Pós-Graduação
Educação Continuada ou Extensão
Treinamento ou Capacitação
Installation remarks
Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código.
Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm.
Este material foi feito com HTML 4 e CSS 2. Ressaltamos que o caso do versionamento do código, no caso das versões das linguagens chamadas "client-side", como HTML, CSS e JavaScript, já que há uma dependência do ambiente instalado no computador de terceiros. A compatibilidade do código que você está baixando depende totalmente dos navegadores que este usuário tem instalada na máquina dele, e infelizmente você não tem controle sobre isso.
Em relação a este assunto, tudo o que podemos assegurar a você que fez o download deste código é que ele foi testado e estava adequado à tecnologia da época em que foi produzido.
As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito.
Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.
Learning
resource type
Site
Collections
-
Educational Resources (404)Humanities (65)
This item is licensed under a Creative Commons License