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dc.contributor.advisorSgobbi, Fabiana Santiagopt_BR
dc.contributor.authorDemetrio, Marcos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T03:50:23Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201414pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa trata-se da observação e análise de uma aula de Educação Física diferenciada, que alie a prática de atividade física à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Os avanços tecnológicos estão acontecendo em velocidade muito acelerada, a democratização dos aparelhos eletrônicos móveis como, celulares, tablets, smartphones e o modelo de comunicação em redes, em especial a internet, estão facilitando o dia a dia e modificando a maneira de relacionar-se com o mundo. Essas modificações, trazida pelas novas tecnologias da informação e comunicação, chegaram às escolas também e, estão trazendo uma nova demanda para os professores e toda a organização escolar. O modelo tradicional de educação está sofrendo grandes pressões das novas TIC. Hoje em dia, já se fala do novo perfil do aluno, aquele que não consegue imaginar o dia a dia, sem a utilização das novas tecnologias. Com esse grande número de informações, que é recebida a cada minuto, os alunos estão desviando a concentração das aulas, para o que está acontecendo no mundo lá fora, através das telas de seus dispositivos móveis. Nas aulas de Educação Física, de uma escola municipal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, também é notada tal realidade. Desta maneira, foi proposta essa pesquisa, que tem por objetivo avaliar, se a realização de atividade prática, aliada ao uso das TIC, em aula de Educação Física; pode aumentar o nível de motivação dos alunos; se eles podem aprender mais a partir desta relação e; se essa atividade consegue atingir todos os alunos. Foi realizada a prática diferenciada, com alunos de 8º ano, do ensino fundamental, com idades que entre 13 e 15 anos, onde verificou-se que 12% dos alunos não possuem dispositivo eletrônico móvel; 73% dos alunos trazem o aparelho para escola; 15% deixam ele em casa; 92% dos alunos gostam de Educação Física, mas mesmo assim, 46% usam os aparelhos móveis de maneira inadequada, durante as aulas. Também foi constatado, que 48% dos alunos, que realizaram a proposta de aula, com uso dos aparelhos móveis e aplicativo de monitoramento de atividade física, melhoraram seu nível de motivação na referida aula em comparação às aulas anteriores da disciplina. A aula despertou curiosidades, que ainda não haviam sido manifestadas pelos alunos em aula, propiciando novos aprendizados.pt_BR
dc.description.abstractThe research is about the observation and analysis of a differentiated Physical Education class, which combines the practice of physical activity with the use of new information and communication technologies (ICT). Technological advances are happening at a very fast pace, the democratization of mobile electronic devices such as mobile phones, tablets, smartphones and the model of communication in networks, especially the internet, are making every day easier and modifying the way to relate with the world. These changes, brought about by the new information and communication technologies, have also reached schools and are bringing a new demand for teachers and the entire school organization. The traditional model of education is under great pressure from the new ICT. Nowadays, we are already talking about the new profile of the student, the one who cannot imagine day by day, without the use of new technologies. With this large amount of information, which is received every minute, students are shifting concentration from class to what is happening in the outside world through the screens of their mobile devices. In Physical Education classes, from a municipal school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, such reality is also noticed. In this way, this research was proposed, whose objective is to evaluate, if the accomplishment of practical activity, allied to the use of the TIC, in Physical Education class; can increase the level of student motivation; if they can learn more from this relationship and; if this activity can reach all students. A differentiated practice was carried out with 8th grade students from elementary school, aged between 13 and 15 years, where it was verified that 12% of the students do not have a mobile electronic device; 73% of the students bring the device to school; 15% leave it at home; 92% of students enjoy Physical Education, but even so, 46% use mobile phones inappropriately during class. It was also observed that 48% of the students, who performed the lesson proposal, using mobile devices and a physical activity monitoring application, improved their level of motivation in said class in comparison to previous classes in the discipline. The class aroused curiosities, which had not yet been expressed by the students in class, providing new learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleA utilização de aplicativo de corrida como fator motivacional da prática na educação física escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001105933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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