Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFuck, Rafael Schillingpt_BR
dc.contributor.authorSoares, Mariane Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T03:50:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201412pt_BR
dc.description.abstractA presente Monografia apresenta uma pesquisa que aborda o uso de Softwares Educacionais na alfabetização matemática. O problema de pesquisa que orientou o desenvolvimento desse estudo foi: como o uso de Tecnologias Digitais (TD) pode contribuir para a alfabetização matemática? Desse modo, o objetivo geral da investigação foi avaliar alguns softwares inseridos na categoria de alfabetização matemática, a fim de identificar e analisar suas contribuições nesse campo. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam alfabetização matemática, Tecnologias Digitais para alfabetização matemática, avaliação de softwares e de Objetos Digitais de Aprendizagem. Para dar conta de responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, empreendeu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram avaliadas alguns softwares educacionais previamente selecionados. Como resultados, observou-se que os softwares educacionais podem contribuir nos processos de alfabetização matemática e, a partir análise de algumas delas, pode-se sugerir seu uso em sala de aula, no intuito de apoiar o trabalho do docente, despertando o interesse do aluno pela matemática e desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático, desde que seja baseado em um planejamento adequado.pt_BR
dc.description.abstractThe present Monograph presents a research that addresses the use of Educational Software in mathematical literacy. The research problem that guided the development of this study was: how can the use of Digital Technologies (TD) contribute to mathematical literacy? Thus, the general objective of the research was to evaluate some softwares inserted in the category of mathematical literacy, in order to identify and analyze their contributions in this field. The theoretical framework was based on authors who approach mathematical literacy, Digital Technologies for mathematical literacy, evaluation of software and Digital Learning Objects. In order to account for responding to the research problem and meeting its objectives, a qualitative research was undertaken, in which some previously selected educational software was evaluated. As results, it was observed that educational software can contribute to the processes of mathematical literacy and, from the analysis of some of them, it can be suggested its use in the classroom, in order to support the work of the teacher, arousing the interest of the student for mathematics and developing logical-mathematical reasoning, as long as it is based on adequate planning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMathematical Literacyen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Softwareen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEvaluation of educational softwareen
dc.titleO uso de softwares educacionais na alfabetização matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106055pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples