Avaliação de indicadores para empresas da indústria criativa com base no modelo meio
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A indústria criativa está crescendo cada vez mais como propulsora econômica e de geração de empregos no mundo. No Brasil, especialmente, apresentou crescimento em representatividade no PIB e na geração de empregos mesmo em períodos de recessão econômica. Ao se abordar a gestão de empresas inseridas na indústria criativa, especialmente do segmento de Consumo (Design, Arquitetura, Moda e Publicidade) identifica-se a necessidade de adaptação de sistemas de indicadores criados em uma lógica industr ...
A indústria criativa está crescendo cada vez mais como propulsora econômica e de geração de empregos no mundo. No Brasil, especialmente, apresentou crescimento em representatividade no PIB e na geração de empregos mesmo em períodos de recessão econômica. Ao se abordar a gestão de empresas inseridas na indústria criativa, especialmente do segmento de Consumo (Design, Arquitetura, Moda e Publicidade) identifica-se a necessidade de adaptação de sistemas de indicadores criados em uma lógica industrial e de serviços tradicionais para características específicas desse tipo de empresa. O objetivo do trabalho é avaliar e adaptar uma sistemática de criação de indicadores para empresas inseridas na indústria criativa, com base no modelo MEIO, que trata da integração entre Estratégia, Indicadores e Operações, e gerar discussões acerca das dificuldades gerais e individuais de criação e consolidação de sistemas de indicadores. Os resultados demonstram que, apesar da especificidade, empresas que estão inseridas na indústria criativa se beneficiam com a melhoria de seus sistemas de indicadores e o modelo MEIO se demonstrou adequado a esse propósito. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License