Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.contributor.authorGonzaga, Alessandra Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:51:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201250pt_BR
dc.description.abstractAs carreiras de mulheres são marcadas por transições, parâmetros e expectativas sociais diferenciadas, pelo qual o modelo de carreira caleidoscópica, que considera as mudanças nas fases de vida, apresenta-se como ferramenta estruturada de análise. Isso porque, como um caleidoscópico que produz mudanças na imagem visualizada a partir da alternância dos espelhos de base, também a carreira caleidoscópica traz novas perspectivas de vida e trabalho, a partir da priorização de necessidades e escolhas individuais. No Brasil, as mulheres já representam aproximadamente metade da população economicamente ativa, sendo responsáveis pelo sustento de uma em cada quatro famílias. Entre os profissionais mais qualificados, já são maioria, representando 56% da população com ensino superior (IBGE, 2019). Nesse contexto, o objetivo geral da investigação foi compreender a forma como mulheres brasileiras vivenciam suas carreiras levando em conta o modelo de carreira caleidoscópica. Para atingir esse objetivo, foram realizados quatro estudos independentes. O primeiro estudo trata-se de uma revisão do campo de estudo de carreira, pelo método Delphi, a partir da análise de palavras-chave de artigos publicados em revistas científicas de Administração, entre 1979 e 2018. Nessa revisão bibliométrica, verificou-se uma concentração de estudos sobre novas abordagens de carreira nos últimos dez anos, com enfoque nas experiências dos indivíduos, e um aumento de 52% dos estudos sobre carreiras de mulheres. A seguir, realizou-se o segundo estudo, de abordagem quantitativa e empírico, com objetivo de identificar se os parâmetros ABC (KCM) de crescimento, balanço e autenticidade estão vinculados à faixa etária e outras variáveis ligadas à carreira das mulheres. Para tal, foi conduzida uma survey descritiva, em amostra de 482 mulheres e verificou-se que a variável da maternidade tem destaque maior na análise de carreira pelo método KCM do que a faixa etária. De abordagem mista, o terceiro estudo teve o intuito de analisar as carreiras de quatro mulheres com as lentes do modelo KCM, considerando o contexto sociodemográfico brasileiro em que essas trajetórias se desenvolveram. A análise temática problematizou mudanças estruturais na relação entre mulheres e o trabalho, no que diz respeito a acesso ao ensino superior, ao papel no sustento familiar, ao adiamento da maternidade e aos parâmetros nas diferentes fases da carreira e da vida. Por fim, com abordagem qualitativa, o quarto estudo buscou discutir os conceitos de carreira a partir da interseccionalidade entre gênero, classe e raça. Pelo método de história de vida, buscou-se compreender a trajetória de uma mulher negra, profissional da área de Recursos Humanos, discutindo-se o racismo estrutural na seleção de pessoas e a construção de autenticidade e identidade a partir da questão de raça. Como contribuição, essa tese tem intenção de ampliar o campo de investigação de carreiras de mulheres, compreendendo que as alterações nos papéis de gênero são estruturais e inerentes aos estudos contemporâneos de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractWomen's careers are marked by differentiated transitions, parameters and social expectations, whereby the kaleidoscopic career model, which considers changes in life stages, presents itself as a structured analysis tool. This is because, as a kaleidoscopic that produces changes in the visualized image, from the alternation of the base mirrors, also the kaleidoscopic career brings new perspectives of life and work, from the prioritization of needs and personal choices of the people investigated. In Brazil, women already represent approximately half of the economically active population, being responsible for the support of one in four families. Among the most qualified professionals, they already represent a majority, representing 56% of the population with higher education (IBGE, 2019). In this context, the general objective of the investigation was to understand the way Brazilian women live their careers considering the kaleidoscopic career model. To achieve this goal, four independent studies were performed. The first study was a review of the career field by the Delphi method, based on the keyword analysis of articles published in business journals, between 1979 and 2018. In this bibliometric review, there was a concentration of studies on new career approaches over the last ten years, focusing on the experiences of individuals, and a 52% increase in studies on women's careers. Then, the second study was conducted, with a quantitative and empirical approach, aiming to identify whether the ABC parameters (KCM) of growth, balance and authenticity are linked to age and other variables related to women's career. To this end, a descriptive survey was conducted on a sample of 482 women and it was found that the maternity variable is more prominent in the career analysis by the KCM method than the age group. With a mixed approach, the third study aimed to analyze the careers of four women with the KCM model lens, considering the Brazilian sociodemographic context in which these trajectories were developed. The thematic analysis problematized structural changes in the relationship between women and work, regarding access to higher education, the role of family support, the postponement of motherhood and the parameters in the different stages of career and life. Finally, with a qualitative approach, the fourth study sought to discuss career concepts from the intersectionality of gender, class and race. Through the life history method, we sought to understand the trajectory of a black woman, a Human Resources professional, discussing structural racism in the selection of people and the construction of authenticity and identity based on the issue of race. As a contribution, this thesis intends to broaden the field of investigation of women's careers, understanding that changes in gender roles are structural and inherent in contemporary work studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCareeren
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectKaleidoscopic career model (KCM)en
dc.subjectWomen's careersen
dc.titleMulheres em transição : trajetórias femininas segundo o modelo de carreira caleidoscópicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001105354pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples