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dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorKandler, Maira Anapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:51:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201244pt_BR
dc.description.abstractEsta tese teve como objetivo geral compreender como as formas de inserir a música no IFSC-Florianópolis se relacionam com a proposta de educação profissional e tecnológica dessa instituição. Os objetivos específicos buscaram analisar quais são e como são concebidas as práticas educativo-musicais desenvolvidas no IFSC-Florianópolis; compreender por que e para que a música está inserida no IFSC-Florianópolis; e compreender os processos envolvidos na inserção da música no IFSC-Florianópolis. Os objetivos foram definidos após a constatar que a música tem forte presença no IFSC-Florianópolis e também em outros Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) do país, identificar a escassez de estudos sobre formação profissional na área de música nos IFETs, apesar dessas instituições estarem voltadas para a formação profissional e o desenvolvimento socioeconômico, e também perceber que as políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) tornam os IFETs ambientes pouco favoráveis à presença da música. A base teórica foi construída a partir de três eixos: princípios da Educação Profissional e Tecnológica, música como trabalho e música como prática. Adotando a abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso instrumental, em que o caso investigado foi o IFSC-Florianópolis. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas com professores e participantes das práticas e observações registradas em notas de campo. A análise dos dados indica que a música está presente ao longo da história do IFSC-Florianópolis e tem sido inserida na instituição por meio de práticas educativo-musicais que buscam contribuir para a formação integral, para o bem-estar e permanência dos estudantes na instituição, para a formação musical inicial e para a iniciação profissional dos praticantes na área de música. O IFSC-Florianópolis é considerado uma referência na área da música, mas o processo de inserção das práticas encontra barreiras devido à ênfase da instituição na formação profissional de trabalhadores para a indústria local e regional e à dificuldade de integração entre música e CT&I. Dessa forma, professores de música e praticantes buscam inserir, expandir e fortalecer as práticas no IFSC-Florianópolis a partir da criação de cursos de Formação Inicial e Continuada, da divulgação e realização de apresentações das práticas dentro e fora da instituição, da criação de uma rede de sustentação formada por bolsistas e músicos profissionais. O fazer musical é central em todas as práticas, que se mantêm devido ao envolvimento dos praticantes e às ações por eles realizadas. Os resultados permitem concluir que as práticas atendem a diferentes fins internos: formação musical, iniciação profissional e, ao mesmo tempo, contribuem para a formação integral, o bem-estar e a interação entre os sujeitos envolvidos nas práticas. A música tem muitos potenciais formativos e pode ser inserida de diferentes formas no contexto de educação profissional e tecnológica. O que vai determinar a forma dessa inserção são as intenções e as concepções dos sujeitos com ela envolvidos.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aimed to understand how the ways of incorporating music in the IFSC-Florianópolis [Federal Institute of Santa Catarina] are related to its professional and technological educational policies. More specifically, it aimed to analyze what are the practices of music education carried out at the IFSC-Florianópolis and how were they conceived; to understand why and for what purpose was music incorporated in the IFSC-Florianópolis; and to understand what processes were involved when incorporating music in this way. These aims were defined after finding that music features prominently in the IFSC-Florianópolis as well as in other Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFETs) in the country and that there was a need to draw attention to the shortage of studies on professional training in the area of music in these Institutes, even though they were geared towards professional training and socioeconomic development. Moreover, there was an increasing awareness that the policies adopted for Science, Technology and Innovation (STI) were making the IFET environments unsuitable for the presence of music. The theoretical framework was established on the basis of three pillars: a) the principles of Professional and Technological Education, b) music as work and c) music as practice. By adopting a qualitative approach, the research took the form of an instrumental case study, in which the case being investigated was the IFSC-Florianópolis. The data were collected by means of a documentary analysis, together with semi-structured interviews with the teachers and participants on the practices and observations recorded in field notes. Data analysis showed that music has been present throughout the history of the IFSC-Florianópolis. Moreover, it has been included in the Institute by means of practices of music education aimed at contributing to a comprehensive education, the well-being of the students and their permanence in the institution; preliminary music instruction and a professional initiation for practitioners in the area of music. Although the IFSC-Florianópolis is regarded as a benchmark in the area of music, the process of including musical practices has faced a number of obstacles because of the emphasis laid by the institution on giving professional qualifications to workers for local and regional industry, as well as the difficulty of integrating music with the STI. In light of this, music teachers and practitioners are seeking to include and expand their subject-area and strengthen the practices of music education in the IFSC-Florianópolis by means of the following: Initial and Continuous Training Courses, as well as disseminating and holding presentations of practices both within and outside the institution, and the creation of a support network made up of students and professional musicians. Music making is central to all the practices which are kept going by the involvement of the practitioners and the activities they carry out. It can be concluded from the results that these practices serve different internal purposes: musical instruction and professional initiation, while at the same time, leading to a comprehensive training, well-being and interaction between those involved in the practices. Music has great educational potential and can be incorporated into contexts of professional education and technology in several different ways. What determines the way this can take place are the purposes and the conceptions of the individuals involved in it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarinapt_BR
dc.subjectPractices of music educationen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectIncorporation of musicen
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectFederal Institutes of Educationen
dc.subjectScience and Technologyen
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFederal Institute of Santa Catarina (Florianópolis campus)en
dc.titleMúsica na educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal de Santa Catarina campus Florianópolispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001105282pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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