Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorNique, Walter Meuccipt_BR
dc.contributor.authorBoller, Bárbara Schonspt_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:51:19Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201238pt_BR
dc.description.abstractA expansão e intensificação das relações sociais numa perspectiva mundial impulsionou o processo de internacionalização. Junto com isso, não apenas marcas e empresas começaram a se posicionar no mercado global, mas também os consumidores começaram a procurar novas opções fora dos seus próprios países. Com esta nova prática, muitos autores escreveram sobre a "ocidentalização" do mundo e a possível verticalização das culturas, enquanto outros afirmam que as culturas permaneceriam as mesmas e ainda mais fortes com estas novas conexões globais. Com isto em mente, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar, usando valores pessoais, se a percepção de status é diferente em culturas distintas, com base nos países com baixa e alta distância ao poder. A coleta de dados ocorreu em quatro países, dois deles com baixa distância ao poder (Itália e Alemanha) e os outros dois com alta distância (Brasil e México). Esta se justifica pelo fato de que poucos estudos comparam o comportamento do consumidor e seus valores em diferentes países e nenhum estudo comparativo sobre a relação de status e valores pessoais fora encontrado. A coleta de dados resultou em 879 alunos e os resultados, impressionantemente, mostram que há um novo padrão de comportamento crescente da interação dos entrevistados com esta sociedade global.pt_BR
dc.description.abstractThe expansion and intensification of social relations in a worldwide perspective boosted the process of internationalization. Along with that, not only brands and companies started to position themselves in the global market, but also the consumers began to look for new options outside their own countries. With this new practice, many authors wrote about the “westernization” of the world and the possible verticalization of the cultures, while others affirm that the cultures will remain the same and even stronger with this new global connections. With this is mind, the purpose of this research was to investigate, using personal values, if the status perception is unalike others in different countries, regarding those with low and high power distance. The data collection took place in four countries, two of them with low power distance (Italy and Germany) and the other two with high power distance (Brazil and Mexico). This research justifies the main reason which few studies compare the consumer behavior and their values in different countries and no culture comparative study was found regarding the status construct. The data collection resulted on 879 students and the results impressively shows that there is a new behavior pattern rising from the interaction of the respondents with this global society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing culturalpt_BR
dc.subjectPersonal valuesen
dc.subjectValores pessoaispt_BR
dc.subjectStatusen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPower distanceen
dc.subjectCultural marketingen
dc.titlePersonal values and the status perception : a cross- cultural studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001105361pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem