A utilização de videoaulas no Ensino Médio : uma revisão sistemática da literatura
dc.contributor.advisor | Bos, Andréia Solange | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marcelo Alexander Abade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-02T03:51:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/201237 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a utilização de videoaulas no Ensino Médio. Foi conduzida uma busca com a string: ((vídeo)) AND ((educação) OR (ensino)) nas principais revistas e eventos sobre educação no Brasil. O objetivo era localizar artigos sobre experiências educacionais no Ensino Médio que envolvessem a utilização de qualquer tipo de vídeo. Como resultado das buscas foram selecionadas 14 fontes, objeto de pesquisa deste estudo. Após uma análise dos resultados encontrados e algumas sugestões para estudos futuros, foi apresentado um resumo crítico de todos os 14 artigos fonte. Procurando contribuir com os professores na escolha de videoaulas que possam ser usadas em aulas ensino médio, nas considerações finais, foram respondidas, ainda que de forma parcial, as Perguntas Científicas objeto deste estudo. A saber: 1) Onde as videoaulas são localizadas? Elas podem ser localizadas na Internet, principalmente no Youtube, em canais como Khan Academic e Me Salva!, ou plataformas educacionais, como o Portal do Professor do MEC. 2) Quais as metodologias utilizadas nestas práticas? Foram identificadas diferentes metodologias como sala de aula invertida, organizadores prévios, videoanálise, audiodescrição e análise de discurso. 3) O quanto estas experiências contribuíram para a aprendizagem dos estudantes? Elas contribuem bastante para a motivar os estudantes a prestar atenção nas aulas e participarem das atividades em classe, mas devido a falta de dados foi impossível verificar qual sua contribuição efetiva para a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this study a Systematic Review of Literature was carried out on the use of videotapes in high school. A search was conducted with the sting: ((video)) AND ((education) OR (teaching)) in the main magazines and events about education in Brazil. The objective was to locate articles on educational experiences in High School that involved the use of any type of video. As a result of the searches, 14 sources were selected, object of research of this study. After an analysis of the results found and some suggestions for future studies, a critical summary of all 14 source articles was presented. Looking to contribute with the teachers in the choice of videos that can be used in high school classes, in the final considerations, were answered, albeit in a partial way. the Scientific Questions object of this study. Namely: 1) Where are videotapes located? They can be found on the Internet, especially on YouTube, on channels such as Khan Academic and Me Salva !, or educational platforms, such as the MEC Teacher Portal. 2) What methodologies are used in these practices? Different methodologies such as inverted classroom, previous organizers, videoanalysis, audio description and discourse analysis were identified. 3) How did these experiences contribute to student learning? They do much to motivate students to pay attention in class and participate in class activities, but due to lack of data it was impossible to verify their effective contribution to learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Videotapes | en |
dc.subject | High School | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Revisão sistemática | pt_BR |
dc.subject | Systematic Review of Literature | en |
dc.title | A utilização de videoaulas no Ensino Médio : uma revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of videotapes in middle school : a systematic review in the literature | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104694 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)