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dc.contributor.advisorFonseca, Tania Mara Gallipt_BR
dc.contributor.authorRebolledo Palazuelos, Felixpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:51:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201231pt_BR
dc.description.abstractEssa tese, ao procurar definir a noção operativa que anima o conceito de DevirCriança como processo imagético, apresenta um duplo propósito: postular a infância como devir e não como ser individualizado; e, subsequentemente, elaborar a predicação processual da infância como Devir-Criança e, em seu sentido mais amplo, como emergência processual. Desse modo, deseja-se deslocar a compreensão da infância e seu desdobramento conceitual para uma formulação heterogênea, aberta e indeterminada, que se expressa ao longo de linhas processuais e imagéticas, a fim de indicar o seu movimento. Colocamos o processo como imagético, baseando-o no pensamento cinematográfico de Henri Bergson e Gilles Deleuze, que identifica a imagem como um conjunto dinâmico de ações e reações, em que o cinematógrafo intervém como produtor da diferença, tanto como diferenciação quanto diferençação. O processo imanente que emerge da interação imagética é, simultaneamente, encarnado e perceptivo, sendo denominado devir. Quando dissocia-se os dois termos de Devir-Criança, produz-se dois problemas: primeiro, o de explicar o devir; e, segundo, o de associar a criança, como um agente epistêmico, ao devir. Como uma solução especulativa para a primeira aporia, com fundamentação em Gilbert Simondon, criamos uma ontogênese transindividual heterogênea e concreta, que vai além do indivíduo e produz um devir processual associado incorporado. O segundo problema consiste em desdobrar o aspecto processual da infância, identificando o movimento epistêmico que ele oferece e que designamos como noção comum em termos espinosistas. O aspecto final do trabalho trata das implicações imagéticas de uma dinâmica materialista do processo como expressão pragmática.pt_BR
dc.description.abstractWe look to define the operative notion that animates the concept of BecomingChild as imagistic process. Our purpose is twofold: to posit childhood as a becoming rather than an individualised being and subsequently to elaborate the processual predication of childhood as becoming-child in its most general sense as processual emergence. As such, we wish to displace the understanding of childhood and its conceptual unfolding to a less stable, open-ended and indefinite heterogeneous formulation which is expressed along processual, imagistic lines in order to be able to indicate the movement. We posit process as imagistic by basing it on the cinematic thought of Bergson and Deleuze which ideates the image as a dynamic assemblage of action and reaction where the cinematograph intervenes as the producer of difference, both as differentiation and differenciation. The immanent process which emerges from imagistic interaction is simultaneously embodying and perceptual and is termed becoming. When dissociating the two terms in conceptualizing becoming-child, we perceive that we produce two problems: first, that of explicating becoming; and second, what the child represents as an epistemic agent when applied to becoming. As a speculative solution to the first aporia, we create a transindividual ontogenesis that is heterogeneous and concrete and bypasses the individual to produce an embodied associated processual becoming. The second problem consists in coming to terms with the processual aspect of childhood by identifying the epistemic movement that it affords and which we label the Common Notion. The final aspect of the work deals with the imagistic implications of a materialist dynamics of process as pragmatic expression.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectBecoming-childen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectImagistic processen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDifferenceen
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCommon notionen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.titleBecoming-child as imagistic processpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001102752pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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