Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTittoni, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorAlves, Camila Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T03:45:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201089pt_BR
dc.description.abstractEste estudo diz respeito a um percurso tensionado entre as instituições Trabalho e Educação. Escrita ensaística, que objetivou acompanhar os modos com os quais opera quem pesquisa como trabalhador-estudante e trabalhadora-estudante, na composição de um “entre” territórios instituídos. “Entre” forjado no que é historicamente separado pelas instituições de trabalho e educação, sendo necessário forjar dispositivos que sustentem um habitar inventivo desse território existencial. Habitar ficcionado pelo encontro com a literatura menor, narrativas, cartas e fragmentos de experiências de quem, como trabalhadora-estudante, se metamorfoseia em pesquisadora nômade, produzindo percursos e percalços como formas de (r)existir na bricolagem das instituições que tentam encerrar em si o que podem ser ofícios e aprendizagens. Por fim, tensionamos as relações que operam o trabalho em educação, a partir de dispositivos menores para a composição de um plano comum, no campo da pós-graduação. Propusemos ao grupo de pesquisa do qual somos integrantes, a criação de um diário coletivo em que os componentes do grupo (de pesquisa Caóptikus/PPGPSI-UFRGS) pudessem narrar aquilo que não encontra lugar nos corredores universitários porque segue pulsando pelos “entres”. A composição de um plano comum de (r)existências na pós-graduação não aconteceu pela escrita, conforme inicialmente havíamos desejado/planejado, mas o convite à coletivização do que nos passa enquanto pesquisadores dos “entres” afetou o grupo de outras formas, sobretudo na criação de espaços-tempos atividades colaborativaspt_BR
dc.description.abstractThis study concerns a planned course between the Work and Education institutions. Essay writing, which aimed to follow the ways in which those who work as worker-student and worker-student operate in the composition of an 'between' established territories. 'Forged' in what is historically separated by institutions of work and education, it being necessary to forge devices that sustain an inventive dwelling of this existential territory. Dwelling fiction by the encounter with the minor literature, narratives, letters and fragments of experiences of who, as a student-worker, metamorphoses into a nomadic researcher, producing pathways and mishaps as ways of (r) existing in the bricolage of institutions that try to shut themselves up which can be crafts and learning. Finally, we intend the relations that operate the work in education, from smaller devices to the composition of a common plan, in the field of post-graduation. We proposed to the research group of which we are members, the creation of a collective diary in which the members of the group (Caóptikus / PPGPSI-UFRGS) could narrate what does not find place in the university corridors because it continues to press for the 'entres'. The composition of a common plan of (r) existences in the postgraduate did not happen by the writing, as initially we had wished / planned, but the invitation to collectivization of what passes to us as researchers of the 'entres' affected the group in other ways, mainly in creating spacetime collaborative activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWorken
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectExistential territoryen
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectStrategies of resistanceen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleExperiências de um pesquisar nômade : composições escritas entre trabalho e educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104516pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples