O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Tipo
Resumo
O ensino da psicoterapia de orientação psicanalítica (PP) na Residência e Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS/ HCPA ocorre há várias décadas, embasado principalmente no marcado perfil psicanalítico e psicodinâmico da formação psiquiátrica em nosso estado. Na década de 1980, introduziu-se a psicoterapia familiar (TF) e nos anos de 1990, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os autores apresentam e revisam o ensino dessas três abordagens psicoterápicas d ...
O ensino da psicoterapia de orientação psicanalítica (PP) na Residência e Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS/ HCPA ocorre há várias décadas, embasado principalmente no marcado perfil psicanalítico e psicodinâmico da formação psiquiátrica em nosso estado. Na década de 1980, introduziu-se a psicoterapia familiar (TF) e nos anos de 1990, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os autores apresentam e revisam o ensino dessas três abordagens psicoterápicas desenvolvidas com crianças, adolescentes e suas famílias neste serviço. São também utilizadas as terapias de grupo, associadas ou não a outras abordagens, adequandoas ao diagnóstico, à faixa etária dos pacientes e ao seu contexto familiar e cultural. O objetivo dessas intervenções é o de tratar crianças, adolescentes e suas famílias, auxiliando-os a superar os bloqueios ao desenvolvimento, promovendo suas capacidades e amadurecimento. ...
Contido em
Revista brasileira de psicoterapia. Porto Alegre. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 76-91
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License