Uso de mídias no ensino de Língua Inglesa : sala de aula invertida com a ferramenta Google Classroom
dc.contributor.advisor | Foohs, Marcelo Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Gava, Lurdes Sonia Fuhr | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T03:52:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200944 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é compreender o contexto de desinteresse e desmotivação dos alunos para a aprendizagem de inglês na escola pública e como o uso de mídias e da metodologia ‘sala de aula invertida’ podem potencializar o processo ensino-aprendizagem, aumentando a motivação e o interesse dos alunos. Para embasar o estudo, faz-se, no capítulo dois, a revisão teórica dividida em 4 subcapítulos. No primeiro, lança-se um olhar sobre as possibilidades pedagógicas da metodologia ‘sala de aula invertida’ (BERGMANN; SAMS (2012 apud SCHMITZ, 2016); TREVELIN, PEREIRA e NETO (2013 apud SCHMITZ, 2016). No subcapítulo 2.2, aborda-se a importância das mídias na escola, lançando um olhar para o que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para o componente língua inglesa (BACCEGA, 2002). No subcapítulo 2.3, aborda-se a educomunicação (SOARES, 2002). Encerrando a parte teórica, no subcapítulo 2.4, explora-se a ferramenta Google Classroom. No capítulo 3, explicita-se a metodologia e no capítulo 4, faz-se a descrição e análise dos dados. Por fim, no capítulo 5, encontram-se as considerações finais. Os resultados comprovam um panorama inicial de desinteresse e desmotivação dos alunos para a aprendizagem da língua inglesa. Com a aplicação do projeto ‘sala de aula invertida’ com a ferramenta Google Classroom, observou-se uma melhora considerável na aprendizagem. A inserção de mídias, com a proposta de construção de um programa de rádio, aumentou sensivelmente o interesse e a motivação dos alunos para aprendizagem da língua inglesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to understand the context of students' lack of interest and lack of motivation in learning English at public schools; and how the use of media and the ‘flipped classroom’ methodology can enhance the teaching-learning process, increasing student’s motivation and interest. To support the study, chapter two brings the literature review that is divided into 4 subchapters. In the first one, we look at the pedagogical possibilities of the 'flipped classroom' methodology (BERGMANN, SAMS (2012 apud SCHMITZ, 2016), TREVELIN, PEREIRA and NETO (2013 apud SCHMITZ, 2016). Subchapter 2.2 approaches the importance of the media in school, looking at what the National Curricular Common Base (BNCC) proposes for the English language component (BACCEGA, 2002). Subchapter 2.3 approaches the educommunication (SOARES, 2002). Closing the theoretical review, subchapter 2.4 explores the Google Classroom tool. In chapter 3, the methodology is explained and in chapter 4, the description and analysis of the data is made. Finally, chapter 5 contains the final considerations of the study. The results show an initial panorama of lack of interest and lack of motivation for English learning. With the application of the 'flipped classroom' project with the Google Classroom tool, a considerable improvement in learning was observed. The insertion of media, with the proposal to build up a radio program has significantly increased the interest and motivation of students for English learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Digital media | en |
dc.subject | Flipped classroom | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Google Classroom tool | en |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Uso de mídias no ensino de Língua Inglesa : sala de aula invertida com a ferramenta Google Classroom | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of media in English Language Teaching : flipped classroom with Google Classroom tool | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104507 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)