O uso das TIC pelos professores da Rede Pública de Ensino e os entraves em sua aplicação pedagógica
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Bittencourt, Larissa Harres Zucchelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T03:52:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200929 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda um tema atual e de grande relevância na área da Educação, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos docentes na escola pública. A presente pesquisa objetivou compreender os obstáculos encontrados pelos professores com relação à utilização das TIC de forma pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem. Optou-se por realizar um estudo de caso permitindo a compreensão e interpretação mais aprofundada dos fatos estudados. Para isso se analisou a realidade tecnológica de uma escola pública, de Ensino Básico, situada no município de Venâncio Aires. A análise dos dados, coletados por meio de questionário, foi realizada a luz das revisões de literatura sobre o papel da escola frente às TIC. Os problemas apresentados pelos docentes envolveram principalmente questões de falta de atualização tecnológica das escolas e pouco incentivo por parte da gestão escolar e do governo. No final desta investigação encontrou-se uma realidade escolar onde o professor apresenta disposição para o uso das tecnologias, mas não possui apoio ou incentivo para o mesmo. Entende-se que é importante que as autoridades da educação pública olhem com cuidado e atenção para as escolas e seus professores proporcionando formação continuada e ferramentas tecnológicas. Além disso, compreende-se que é fundamental que atualizações tecnológicas nas escolas e incentivos motivacionais aos professores devem estar presentes de forma frequente nas pastas de atuações do governo e seus órgãos para termos uma escola concordante com o mundo tecnológico existente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work deals with a current theme and of great relevance in the area of Education: the use of Information and Communication Technologies (ICT) by teachers in public schools. This research aimed to understand the obstacles encountered by teachers about the use of ICT for pedagogical manner in the process of teaching and learning. It was decided to carry out a case study allowing a deeper understanding and interpretation of the subjects studied. For this, we analyzed the technological reality of a public school in Basic Education, located in Venâncio Aires city. The analysis of data, collected through a questionnaire, which was held with reviews of the literature about the role of the school forward to ICT. The problems presented by teachers involved mainly issues of lack of technological upgrading of schools and little incentive on the part of school management and government. At the end of this research, we found a school reality where teachers have provision for the use of technologies, but they haven’t support or encouragement for the same. It is understood that it is important that the authorities of public education look with care and attention to the schools and their teachers providing training and technological tools. In addition, it is understood that it is crucial that technology upgrades at schools and motivational incentives to teachers must be present frequently in the actions of the government and its organs in accordance with a school consistent with the existing technological world. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technology | en |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Public school | en |
dc.subject | Pedagogical resource | en |
dc.title | O uso das TIC pelos professores da Rede Pública de Ensino e os entraves em sua aplicação pedagógica | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of ICT by the teachers of the public education network and the hidrances through their optics in the pedagogical application | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104308 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)