Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Carolina Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorSvoboda, Leticiapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:52:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200928pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia busca investigar como a literatura infantil através de diferentes mídias pode contribuir no desenvolvimento do processo de alfabetização, uma vez que se entende que ela desperta no estudante a criatividade e o desenvolvimento da aprendizagem de forma lúdica. Para isso, buscou-se transformar através de recursos digitais histórias em vídeos, pois acredita-se que o uso de recursos digitais pode tornar esse momento ainda mais prazeroso, em uma turma de 2º ano de uma escola pública de Porto Alegre. Para a realização da pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, a metodologia utilizada foi a observação participante e a coleta de dados feita a partir de intervenções, observações das reações dos estudantes e através de um questionário. Com base na experiência relatada, entende-se que a preparação do material, a apresentação e interação com os estudantes proporcionou experiências muito valiosas tanto para os alunos quanto para a pesquisadora. Foi possível verificar que o uso da literatura infantil e da tecnologia contribui muito no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph seeks to investigate how children's literature through different media can contribute to the development of the literacy process, since it is understood that it awakens in the student creativity and the development of learning in a playful way. In order to do this, we have tried to transform digital resources into video stories, since it is believed that the use of digital resources can make this moment even more enjoyable in a 2nd grade class of a public school in Porto Alegre. To carry out the research, whose approach is qualitative, the methodology used was participant observation and data collection made from interventions, observations of student reactions and through a questionnaire. Based on the experience reported, it is understood that the preparation of the material, the presentation and interaction with the students provided valuable experiences for both the students and the researcher. It was possible to verify that the use of children's literature and technology contributes greatly in the teaching-learning process of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectChildren's Literatureen
dc.subjectMediaen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA literatura infantil em diálogo com as novas tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativeChildren's Literature in dialogue with new digital technologies en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples