Mostrar el registro sencillo del ítem
A literatura infantil em diálogo com as novas tecnologias digitais
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Svoboda, Leticia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T03:52:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200928 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia busca investigar como a literatura infantil através de diferentes mídias pode contribuir no desenvolvimento do processo de alfabetização, uma vez que se entende que ela desperta no estudante a criatividade e o desenvolvimento da aprendizagem de forma lúdica. Para isso, buscou-se transformar através de recursos digitais histórias em vídeos, pois acredita-se que o uso de recursos digitais pode tornar esse momento ainda mais prazeroso, em uma turma de 2º ano de uma escola pública de Porto Alegre. Para a realização da pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, a metodologia utilizada foi a observação participante e a coleta de dados feita a partir de intervenções, observações das reações dos estudantes e através de um questionário. Com base na experiência relatada, entende-se que a preparação do material, a apresentação e interação com os estudantes proporcionou experiências muito valiosas tanto para os alunos quanto para a pesquisadora. Foi possível verificar que o uso da literatura infantil e da tecnologia contribui muito no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph seeks to investigate how children's literature through different media can contribute to the development of the literacy process, since it is understood that it awakens in the student creativity and the development of learning in a playful way. In order to do this, we have tried to transform digital resources into video stories, since it is believed that the use of digital resources can make this moment even more enjoyable in a 2nd grade class of a public school in Porto Alegre. To carry out the research, whose approach is qualitative, the methodology used was participant observation and data collection made from interventions, observations of student reactions and through a questionnaire. Based on the experience reported, it is understood that the preparation of the material, the presentation and interaction with the students provided valuable experiences for both the students and the researcher. It was possible to verify that the use of children's literature and technology contributes greatly in the teaching-learning process of students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Children's Literature | en |
dc.subject | Media | en |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | en |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil em diálogo com as novas tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Children's Literature in dialogue with new digital technologies | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104491 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)