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dc.contributor.advisorRapkiewicz, Clevi Elenapt_BR
dc.contributor.authorDavid, Luciane Ludwig dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:52:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200917pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação criaram novas formas de socialização e facilidades de comunicação, mas também abriram espaços para o cyberbullying ou bullying virtual. No ambiente escolar, o cyberbullying é um problema crescente que atinge tanto alunos quanto professores no mundo todo. Para prevenir e combater o cyberbullying, primeiramente é necessário ter conhecimento sobre o assunto. Neste contexto foi realizado um levantamento bibliográfico para conhecer o que está sendo pesquisado sobre cyberbullying em revistas e eventos nacionais de informática na educação com corte temporal de dez anos, o qual mostrou que ainda são poucas as publicações sobre esse tema no Brasil, o que causa certa estranheza face a importância dessa temática. Entre as várias fragilidades encontradas no levantamento bibliográfico, destaca-se a pouca ênfase de estudos voltados para os professores, razão pela qual foi feito um diagnóstico do nível de conhecimento sobre cyberbullying dos professores de duas escolas públicas de ensino médio da região da Serra Gaúcha. Os dados obtidos revelam a falta de informação sobre o assunto e a legislação existente, mostrando a necessidade de formação dos professores para que estes possam desenvolver ações de prevenção ao cyberbullying envolvendo toda a comunidade escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe Information and Communication Technologies created new forms of socialization and communication facilities, but also opened spaces for cyberbullying or virtual bullying. In the school environment, cyberbullying is a growing problem that affects both students and teachers worldwide. To prevent and combat cyberbullying, you first need to be knowledgeable about the subject. In this context, a bibliographic survey was conducted to know what is being researched about cyberbullying in magazines and national informatics events in education with a 10-year temporal cut, which showed that there are still few publications on this topic in Brazil, which causes the importance of this subject. Among the various weaknesses found in the bibliographic survey, we highlight the low emphasis of studies directed at teachers, which is why a diagnosis was made of the level of knowledge about cyberbullying of teachers from two public high schools in the Serra Gaúcha region. The data obtained reveal the lack of information on the subject and the existing legislation, showing the need for teacher training so that they can develop cyberbullying prevention actions involving the whole school community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectCyberbullyingen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleCyberbullying : um desafio para os professorespt_BR
dc.title.alternativeCyberbullying : a challenge for teachersen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104497pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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