Música como intertexto : perspectivas sobre intertextualidade e composição musical
Fecha
2019Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
A presente tese desenvolve um estudo sobre a intertextualidade no contexto da análise e da composição musical. Ela está organizada em duas partes. Na primeira, que engloba o capítulo I, a ideia de intertextualidade é revisada, através de diferentes autores e linhas de pensamento, sendo discutidas as potencialidades e as implicações do conceito. As correntes intertextuais, descritas por Henry Plett (1991) como progressista e tradicionalista, e as abordagens de Hatten (1985), Straus (1990), Korsy ...
A presente tese desenvolve um estudo sobre a intertextualidade no contexto da análise e da composição musical. Ela está organizada em duas partes. Na primeira, que engloba o capítulo I, a ideia de intertextualidade é revisada, através de diferentes autores e linhas de pensamento, sendo discutidas as potencialidades e as implicações do conceito. As correntes intertextuais, descritas por Henry Plett (1991) como progressista e tradicionalista, e as abordagens de Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991), Klein (2005) e López-Cano (2007) são revisadas com o intuito de obter uma visão mais clara e abrangente do conceito. Após o mapeamento inicial, o conceito de intertextualidade é racionalizado de acordo com o contexto desenvolvido nos capítulos seguintes. A segunda parte, que abarca quatro capítulos, contém a análise descritiva dos procedimentos composicionais intertextuais de três peças distintas: ―Terceiro Quarteto de Cordas‖ (1983) de Alfred Schnittke; ―Estética do Frio III – Homenagem a Leonard Bernstein‖ (2014), de Celso Loureiro Chaves; ―String Quartet n°1 – Homenagem a Alfred Schnittke‖ (2017), de minha autoria, acompanhada de sua partitura. O foco concentra-se em compreender como ocorre o processo de apropriação e reutilização de elementos musicais de obras de outros compositores em um contexto de composição musical. Ao final, são expostas considerações acerca do recenseamento teórico e analítico empreendido, bem como dos componentes que fazem da intertextualidade uma concepção eficiente para a criação e a interpretação musicais. ...
Abstract
This thesis is a study on intertextuality in the context of musical analysis and composition. The text is divided in two parts: in the first part (Chapter I), intertextuality is reviewed from the perspective of different authors and theories, and the potentialities and implications of intertextuality are discussed. To obtain a comprehensive view of the subject, the intertextual currents described by Henry Plett (1991) as progressive and traditionalist, and the approaches of Hatten (1985), Strau ...
This thesis is a study on intertextuality in the context of musical analysis and composition. The text is divided in two parts: in the first part (Chapter I), intertextuality is reviewed from the perspective of different authors and theories, and the potentialities and implications of intertextuality are discussed. To obtain a comprehensive view of the subject, the intertextual currents described by Henry Plett (1991) as progressive and traditionalist, and the approaches of Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991), Klein (2005) and López-Cano (2007) are reviewed. After this initial approach, the concept of intertextuality is applied to the context of specific music works in subsequent chapters. Thus, the second part of the thesis includes descriptive analyses of intertextual compositional procedures of three pieces: Alfred Schnittke's ―Third String Quartet‖ (Chapter II); ―Aesthetics Of The Cold III - Homage to Leonard Bernstein‖ (2014) by Celso Loureiro Chaves (Chapter III); and my ―String Quartet n ° 1 - Homage to Alfred Schnittke‖ (2017) (Chapter IV), whose score is included in Chapter V. These analyses have their focus on the understanding of the process of appropriation and re-use of extraneous musical elements in the context of music composition. As a conclusion, the elements that make intertextuality an efficient tool for music creation and interpretation are considered. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
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Lingüística, Letras y Artes (2874)Música (412)
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