Interlocuções entre a educação do campo e a etnomatemática
dc.contributor.author | Duarte, Cláudia Glavam | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-17T03:51:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-9309 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200753 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal Educação aliado a sua forma de organização dos tempos e espaços escolares – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades. No entanto, tal condição favorável exige, por sua vez, uma intensa reflexão no sentido de não subordinarmos as racionalidades presentes no Campo à racionalidade acadêmica. A problematização proposta tem como subsídio empírico as experiências pedagógicas vivenciadas por alunos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina durante a realização dos Tempos Comunidades. As ferramentas teóricas utilizadas são provenientes de Wittgenstein, em sua segunda fase e das contribuições de Deleuze e Gattari, especificamente os conceitos de ciência nômade e ciência de Estado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article reflects on the favorable conditions that are offered by the Rural Education for the Ethomathematics experiences. The principles that underpin such Education combined with its organization of school time and spaces - Pedagogy of Alternation - are a very favorable ground for the investigation of different rationalities. However, this favorable condition requires an intense reflection in not subordinating rationalities presents in the academic field. The proposed problematization is based on the empirical subsidy of the pedagogical experiences developed by students attending a university undergraduate course in Rural Education at the Federal University of Santa Catarina, Brazil, during the activities of Communities Times. The theoretical tools used are from Wittgenstein, in his second phase, and the contributions from Deleuze and Gattari, specifically the concepts of State Science and Nomad Science. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Em teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 5, n. 1 (2014), p. 1-14 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ethomathematics | en |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Rural Education | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy of Alternation | en |
dc.subject | State Science | en |
dc.subject | Nomad Science | en |
dc.title | Interlocuções entre a educação do campo e a etnomatemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000944692 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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