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dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T03:51:31Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2177-9309pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200753pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal Educação aliado a sua forma de organização dos tempos e espaços escolares – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades. No entanto, tal condição favorável exige, por sua vez, uma intensa reflexão no sentido de não subordinarmos as racionalidades presentes no Campo à racionalidade acadêmica. A problematização proposta tem como subsídio empírico as experiências pedagógicas vivenciadas por alunos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina durante a realização dos Tempos Comunidades. As ferramentas teóricas utilizadas são provenientes de Wittgenstein, em sua segunda fase e das contribuições de Deleuze e Gattari, especificamente os conceitos de ciência nômade e ciência de Estado.pt_BR
dc.description.abstractThis article reflects on the favorable conditions that are offered by the Rural Education for the Ethomathematics experiences. The principles that underpin such Education combined with its organization of school time and spaces - Pedagogy of Alternation - are a very favorable ground for the investigation of different rationalities. However, this favorable condition requires an intense reflection in not subordinating rationalities presents in the academic field. The proposed problematization is based on the empirical subsidy of the pedagogical experiences developed by students attending a university undergraduate course in Rural Education at the Federal University of Santa Catarina, Brazil, during the activities of Communities Times. The theoretical tools used are from Wittgenstein, in his second phase, and the contributions from Deleuze and Gattari, specifically the concepts of State Science and Nomad Science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 5, n. 1 (2014), p. 1-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthomathematicsen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectRural Educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPedagogy of Alternationen
dc.subjectState Scienceen
dc.subjectNomad Scienceen
dc.titleInterlocuções entre a educação do campo e a etnomatemáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000944692pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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