Entreatas com o acolhimento institucional : cartografando brechas de um cuidado performático
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Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo propõe reflexões acerca do trabalho de educadoras do acolhimento institucional, tomando-o enquanto campo problemático ao evidenciar práticas de cuidado construídas e performatizadas socialmente. A concepção de trabalho parte de diálogos entre a clínica da atividade e a esquizoanálise e a performance é entendida sob a perspectiva de estudos de gênero, por entender-se que se trata de atravessamento importante na prática profissional dessas mulheres, com como de diversas outras, ...
O presente estudo propõe reflexões acerca do trabalho de educadoras do acolhimento institucional, tomando-o enquanto campo problemático ao evidenciar práticas de cuidado construídas e performatizadas socialmente. A concepção de trabalho parte de diálogos entre a clínica da atividade e a esquizoanálise e a performance é entendida sob a perspectiva de estudos de gênero, por entender-se que se trata de atravessamento importante na prática profissional dessas mulheres, com como de diversas outras, sobretudo no contexto da política de assistência social em que estão inseridas. Além disso, trata-se de posição ética e política de escrita, desde a escolha da bibliografia, composta majoritariamente por autoras, até a escolha metodológica: uma cartografia que acontece no encontro da experiência com a narrativa ficcional. Narra-se o tensionamento da autora com conceitos, teorias e práticas psi. Desses encontros decanta uma política de escrita que cria a narrativa ficcional, buscando a partir das vozes que habitam uma educadora do acolhimento institucional, narrar histórias de muitas, sob inspiração da noção ética e estética de escrevivência. A partir dela, pois, busca-se multiplicar as experiências de ser educadora, trabalhadora, mãe, mulher - ora em performance de cuidado ensaiada, previamente demandada; ora inventando possibilidades outras, entre o que é prescrito e o que é, de fato, realizado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (447)
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