Entreatas com o acolhimento institucional : cartografando brechas de um cuidado performático
dc.contributor.advisor | Lazzarotto, Gislei Domingas Romanzini | pt_BR |
dc.contributor.author | Steiger, Janaína Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:55:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200717 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe reflexões acerca do trabalho de educadoras do acolhimento institucional, tomando-o enquanto campo problemático ao evidenciar práticas de cuidado construídas e performatizadas socialmente. A concepção de trabalho parte de diálogos entre a clínica da atividade e a esquizoanálise e a performance é entendida sob a perspectiva de estudos de gênero, por entender-se que se trata de atravessamento importante na prática profissional dessas mulheres, com como de diversas outras, sobretudo no contexto da política de assistência social em que estão inseridas. Além disso, trata-se de posição ética e política de escrita, desde a escolha da bibliografia, composta majoritariamente por autoras, até a escolha metodológica: uma cartografia que acontece no encontro da experiência com a narrativa ficcional. Narra-se o tensionamento da autora com conceitos, teorias e práticas psi. Desses encontros decanta uma política de escrita que cria a narrativa ficcional, buscando a partir das vozes que habitam uma educadora do acolhimento institucional, narrar histórias de muitas, sob inspiração da noção ética e estética de escrevivência. A partir dela, pois, busca-se multiplicar as experiências de ser educadora, trabalhadora, mãe, mulher - ora em performance de cuidado ensaiada, previamente demandada; ora inventando possibilidades outras, entre o que é prescrito e o que é, de fato, realizado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Educadores infantis | pt_BR |
dc.subject | Abrigos | pt_BR |
dc.subject | Acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Criança institucionalizada | pt_BR |
dc.title | Entreatas com o acolhimento institucional : cartografando brechas de um cuidado performático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Moschen, Simone Zanon | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001103629 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License