A utilização das TIC como meio facilitador do processo de ensino e aprendizagem para alunos com altas habilidades e superdotação
Fecha
2019Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O presente trabalho aborda os assuntos relacionados às salas de recursos para alunos com altas habilidades e superdotação, bem como, do papel do docente nessa trajetória. A ciência tecnológica vem adrentando nossa sociedade de forma generalizada, não sendo uma realidade recente para os discentes que já nasceram na era digital, e para os docentes essa inovação é desafiadora. É notório que grande parte dos docentes são resistentes as novas metodologias de trabalho, mesmo as escolas estando ampara ...
O presente trabalho aborda os assuntos relacionados às salas de recursos para alunos com altas habilidades e superdotação, bem como, do papel do docente nessa trajetória. A ciência tecnológica vem adrentando nossa sociedade de forma generalizada, não sendo uma realidade recente para os discentes que já nasceram na era digital, e para os docentes essa inovação é desafiadora. É notório que grande parte dos docentes são resistentes as novas metodologias de trabalho, mesmo as escolas estando amparadas de equipamentos (mídias digitais). A metodologia de trabalho é de cunho bibliográfico e estudo de caso, com abordagem qualitativa. Tem por objetivo principal promover capacitação dos docentes que atendem alunos com déficit intelectual nas salas de recursos multifuncionais, e para uso de softwares educativos. Seus objetivos específicos são de refletir sobre a formação continuada de professores, bem como, sua mobilização na construção de projetos didáticos e, também de buscar diretrizes para a construção de uma unidade didática-pedagógica, para assim realizar a capacitação dos docentes que atendem os alunos com altas habilidades e superdotação. Os resultados foi possível graças a participação dos docentes. Com isso chegou-se à conclusão que mesmo com salas equipadas, ainda há muito a ser feito, dada a resistência da maioria dos professores, que não dominam as TICs e desse modo optam por não utilizá-las. Diante disso é preciso uma maior apropriação das tecnologias na execução de atividades em sala de aula e salas de recursos, para que as mesmas sejam produtivas e mais eficientes. A formação continuada é um dos elementos essências para desenvolvimentos de tais habilidades por parte dos docentes. ...
Abstract
The present work deals with the subjects related to resource rooms for students with high abilities and giftedness, as well as the role of the teacher in this trajectory. The technological sciences are entering our society in a generalized way, not being a recent reality for the students who were born in the digital era, and for the teachers, this innovation is challenging. It is notorious that most teachers are resistant to new working methodologies, even schools being supported by equipment ( ...
The present work deals with the subjects related to resource rooms for students with high abilities and giftedness, as well as the role of the teacher in this trajectory. The technological sciences are entering our society in a generalized way, not being a recent reality for the students who were born in the digital era, and for the teachers, this innovation is challenging. It is notorious that most teachers are resistant to new working methodologies, even schools being supported by equipment (digital media). The methodology of work is bibliographic and case study, with a qualitative approach. Its main objective is to promote the training of teachers who attend students with intellectual deficits in multifunctional resource rooms, and for the use of educational software. Its specific objectives are to reflect on the continuing formation of teachers, as well as their mobilization in the construction of didactic projects and to seek guidelines for the construction of a didactic-pedagogical unit, in order to carry out the training of the teachers who attend the students with high skills and giftedness. The results were possible thanks to the participation of the teachers. This led to the conclusion that even with rooms equipped, there is still much to be done, given the resistance of most teachers, who do not dominate ICTs and thus choose not to use them. In view of this, a greater appropriation of the technologies in the execution of activities in the classroom and resource rooms is necessary, so that they are productive and more efficient. Continuing education is one of the essential elements for the development of such skills by teachers. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License