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dc.contributor.advisorViegas, Silvio Cesarpt_BR
dc.contributor.authorSalgueiro, Jeanne Aquinopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:55:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200688pt_BR
dc.description.abstractUma queixa recorrente à direção e orientação escolar, por parte dos professores, é o constante uso, ou insistência para uso do celular em sala de aula. Inserido no dia a dia de todo indivíduo de qualquer faixa etária essa mídia vem causando conflitos no ambiente escolar a ponto de ter seu uso proibido pelas legislações infraconstitucionais, tais como: a legislação estadual e federal, salvo seu uso como recurso pedagógico. Observa-se que tudo que é “novo” desestabiliza. Diante dessa realidade, o problema deste estudo será: Como o uso do celular pode contribuir para a aprendizagem significativa? Incorporar essa mídia como “apenas mais um“ recurso pedagógico parece a solução para toda essa discussão já que a sociedade está dependente desse aparelho para todas suas necessidades sociais, culturais e econômicas. Este trabalho propõe uma metodologia de inserção do celular em sala de aula, com pressupostos educomunicativos, procurando proporcionar uma aprendizagem significativa com construção de conhecimento no qual o próprio aluno será o construtor do seu conhecimento. Foram utilizadas redes sociais como whatsapp, vídeo do Youtube, comunicação por webcam com professor titular da turma e recursos convencionais como questionários e entrevistas. Como embasamento teórico para a prática docente foi utilizada a Teoria da Inclusão, de David Ausubel, e Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Este trabalho está dividido em quatro capítulos abordando temas relacionados a mídias na educação, educomunicação, o uso do celular no ambiente escolar em sala de aula e aprendizagem significativa com o intuito de atingir o objetivo proposto. O uso do celular em sala de aula, inserido como mais um recurso pedagógico tornou-se um instrumento facilitador de aprendizado contribuindo, para uma aprendizagem significativa como pode ser comprovado no decurso desse trabalho.pt_BR
dc.description.abstractA recurring complaint from teachers to the direction of the school is the constant use or insistence to use the cell phone in the classroom. Inserted in the day to day of every individual of any age group, the cell phone has generated conflicts in the school environment, being prohibited by state and federal laws, except when is used as a pedagogical resource. It is observed that everything that is "new" destabilizes and generates agitation. Incorporating this media as "just one more" pedagogical resource seems the solution to this problem, since society is dependent on the cellular for all its social, cultural and economic needs. This work proposes a methodology of insertion of the cellular in the classroom, with educomunicative assumptions, seeking to provide a meaningful learning with knowledge construction where the student will be the constructor of his knowledge. As support tools were used social networks like whatsapp, Youtube video, webcam communication with teacher, interviews with audio and conventional resources such as questionnaires and interviews.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectEducommunicationen
dc.subjectMobile in the classroomen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleO uso de celular a partir de uma abordagem educomunicativapt_BR
dc.title.alternativeBullying : a socioemotional approach through a music videoen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103292pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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