Eu, meus personagens e o jogo de projeções: uma análise da autorrepresentação a partir do uso de fotografias no Tinder
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2019Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho interliga as temáticas fotografia e imaginário, fazendo um estudo do uso da fotografia como forma de representação de valores sociais e psicológicos. Busca entender a representação e autoapresentação de homens com interesse em mulheres de 21 anos em aplicativos de relacionamento. O corpo empírico consiste em 495 fotografias divididas em 86 perfis masculinos no Tinder da cidade de Porto Alegre - RS. As imagens coletadas foram submetidas a uma análise individual e posterior análise ...
Este trabalho interliga as temáticas fotografia e imaginário, fazendo um estudo do uso da fotografia como forma de representação de valores sociais e psicológicos. Busca entender a representação e autoapresentação de homens com interesse em mulheres de 21 anos em aplicativos de relacionamento. O corpo empírico consiste em 495 fotografias divididas em 86 perfis masculinos no Tinder da cidade de Porto Alegre - RS. As imagens coletadas foram submetidas a uma análise individual e posterior análise coletiva. A avaliação das amostras foi dividida em três categorias: visão geral do uso das fotografias, espaço social de pertencimento e expectativas de projeções no sexo oposto, embasada principalmente no tripé bibliográfico composto por Bourdieu, em suas noções de papel social da fotografia e padrões fotografados; Maffesoli, com as teorias sobre estilo, ideal comunitário, tribos e pertencimento; Jung e seus afiliados, quanto as noções da psique, especificamente self, ego e projeções do animus. Foi encontrada uma multiplicidade de fotografias que acaba por revelar padrões sociais, tipos fotográficos, cenários, grupos/tribos, etc. Também foi possível perceber a força do jogo de sedução, que entrega expectativas de projeções que o homem faz de estágios de desenvolvimento da psíque da mulher (animus), e a descoberta de uma forte aparição do arquétipo puer aeternus. ...
Abstract
This monography interconnects themes like photography and imaginary, making a study of the use of photography as a representation form with contains social and psychological values. It seeks to understand the representation and self-presentation of men with interest in 21-year-old women on Tinder. We collect 495 photographs, divided in 86 male profiles of the city of Porto Alegre - RS. The collected images were submitted to an individual analysis and subsequent collective analysis. We divided t ...
This monography interconnects themes like photography and imaginary, making a study of the use of photography as a representation form with contains social and psychological values. It seeks to understand the representation and self-presentation of men with interest in 21-year-old women on Tinder. We collect 495 photographs, divided in 86 male profiles of the city of Porto Alegre - RS. The collected images were submitted to an individual analysis and subsequent collective analysis. We divided the images collected in categories: general view of the use of photography, social space of belonging, and the expectations of projections in the opposite sex, based mainly on the bibliographic composed by Bourdieu, and his studies of social role of photography and photographed templates; Maffesoli, with the theories of style, community ideal, tribes and groups belonging; Jung and his affiliates, with the notions of the psyche, self, ego, and animus projections. As result we found a diversity of photographs that reveals social templates of being, photographic types, scenarios, groups / tribes, etc. It was also possible to perceive the force of the seduction game, which expose expectations of projections of the stages of development of the woman's psyche (animus) on men, and the discovery of a big appearance of the puer aeternus archetype. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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