Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorBrum, Julia Graziela Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:33Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200645pt_BR
dc.description.abstractNa atualidade as tecnologias exercem um importante papel no processo de ensinoaprendizagem, e desta forma cada vez mais o professor vem buscando e refletindo sobre sua prática pedagógica. A disciplina de Sociologia na maioria das vezes é tida como pouco atrativa para os alunos, nesse sentido as TIC de um modo geral possibilitam novas experiências, possibilidades de desenvolvimento das atividades pedagógicas, nesse contexto a utilização da plataforma Google for Education, norteará este trabalho. Através de uma pesquisa iremos investigar de que forma as tecnologias educacionais atuam no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas de Sociologia, sendo adotado o aplicativo Google for Education como principal alternativa tecnológica para a condução das atividades. O presente estudo foi realizado na forma de um experimento, onde foram selecionadas duas turmas do ensino médio do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, localizado na cidade de Cachoeira do Sul, aos participantes da turma I (202) os conteúdos e atividades foram desenvolvidos com o método de ensino tradicional sem a utilização de qualquer mídia ou recurso digital, na turma II (203) , as atividades conteúdos e avaliações estavam concentradas na plataforma Google for Education. Após a conclusão do experimento, foi possível constatar que a turma II obteve desempenho superior a turma I, ao analisar os questionários e relatos individuais, constatou-se que a plataforma Google for Education despertou interesse, o comprometimento a cooperação e acima de tudo, a disciplina de Sociologia tornou-se fascinante aos olhos dos alunos que participaram de novas vivências ao utilizarem a plataforma, pois, foi guiado no sentido de conhecer diversas ferramentas de ensinoaprendizagem durante o experimento. Ao analisar o desempenho da turma I (202), podemos concluir que a ausência das mídias e tecnologias durante as aulas, mais especificamente a utilização da plataforma Google for Education, tornou as aulas cansativas, pouco atrativas, fatos estes que se refletiram diretamente nas atividades e avaliações desenvolvidas no experimento.pt_BR
dc.description.abstractAt present, technologies play an important role in the teaching-learning process, and in this way, the teacher is increasingly seeking and reflecting on his pedagogical practice. The discipline of Sociology in most cases and considered as unattractive for the students, in this sense the ICT generally allow new experiences, possibilities of development of pedagogical activities, in this context the use of the platform Google for Education, will guide this work Through a research we will investigate how the educational technologies act in the process of teaching-learning during the classes of Sociology, being adopted the application Google for Education as main technological alternative for the conduction of the activities. The present study was carried out in the form of an experiment, where two high school classes were selected from the State Institute of Education João Neves da Fontoura, located in the city of Cachoeira do Sul, to the participants of class I (202). developed with the traditional teaching method without the use of any media or digital resource, in class II (203), content activities and assessments were concentrated on the Google for Education platform. After the conclusion of the experiment, it was possible to verify that the class II obtained superior performance to class I, when analyzing the questionnaires and individual reports, it was verified that the platform Google for Education aroused interest, the commitment to cooperation and, above all, the Sociology discipline became fascinating in the eyes of the students who participated in new experiences when using the platform, therefore, was guided in the sense of knowing several teaching-learning tools during the experiment. In analyzing the performance of class I (202), we can conclude that the absence of media and technologies during classes, more specifically the use of the Google for Education platform, made classes tiring, unattractive, facts that were directly reflected in the activities and evaluations developed in the experiment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectExperimenten
dc.subjectGoogle For Educationen
dc.titleA implantação da plataforma google for education para auxiliar no ensino da disciplina de sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103884pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem