Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosangela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorFranzolin, Karen Marcelapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200638pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar como ações de formação continuada docente, voltadas ao uso da informática educacional, podem contribuir na construção de novas práticas pedagógicas e na promoção de práticas interdisciplinares. Com o intuito de defender que o educador da atualidade é aquele que está em busca constante do seu aperfeiçoamento, é um profissional comprometido que faz uso da tecnologia dentro do espaço escolar, privilegiando a construção do conhecimento, a comunicação e a formação continuada. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com base em um estudo bibliográfico de caráter exploratório. Foram pesquisadas produções intelectuais, mais especificamente monografias publicadas em meios eletrônicos, produzidas por educadores como trabalho de conclusão no curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A meta de análise foi com o objetivo de identificar estudos que apontam o uso das TICs como fomento à prática Interdisciplinar. A discussão teórica foi voltada, principalmente, à reflexão sobre o uso da informática educativa na escola e às práticas interdisciplinares, assim como o papel da tecnologia digital na formação docente. A análise dos dados evidenciou que atualmente existem diferentes formas de se fazer uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no que diz respeito à prática interdisciplinar. Para isso, o professor deve estar sempre atualizado dentro das possibilidades de uma formação continuada.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to investigate how actions of continuing teacher education, aimed at the use of educational computing, can contribute to the construction of new pedagogical practices and the promotion of interdisciplinary practices. In order to defend that the educator of the present time is the one who is in constant search for his improvement; is a committed professional that makes use of technology within the school space, privileging the construction of knowledge, communication and continuing education. The methodology had a qualitative approach based on an exploratory bibliographic study. It was researched intellectual productions, more specifically monographs published in electronic media, produced by educators as a conclusion work in the course of Specialization in Media in Education of the Federal University of Rio Grande do Sul. The goal of analysis was to identify studies that point the use of ICT as it promotes Interdisciplinary practice. The theoretical discussion was mainly focused on the reflection on the use of educational computing in school and on interdisciplinary practices; as well as the role of digital technology in teacher education. The analysis of the data showed that there are currently different ways of making use of technology as a pedagogical tool with respect to interdisciplinary practice, for this, the teacher must be always updated within the possibilities of a continuous formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTrainingen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDigital Technologyen
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.titleO uso dos recursos digitais como ferramentas à interdisciplinaridadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103901pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples