Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorFontaniva, Giselept_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:54:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200632pt_BR
dc.description.abstractOs processos de ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil veem se deparando cada vez mais por mudanças e novas exigências a serem atendidas. Desta forma, passa a atribuir a todas as instituições de ensino responsabilidades que são fundamentais e imensuráveis, no que diz respeito ao desenvolvimento e processo de formação infantil. A motivação da pesquisa surgiu ao pensar em todos esses desafios e mudanças que estão surgindo, a fim de buscar ferramentas que pudessem contribuir e facilitar esse processo. O presente trabalho abordou junto aos professores da Educação Infantil do município de Arroio do Meio, questões relacionadas ao uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas, a fim de analisar se os mesmos estão fazendo uso desses recursos durante suas aulas, suas opiniões sobre eles, além de abordar a questão da formação profissional relacionado ao uso das tecnologias em sala de aula. Após foi feito a aplicação da abordagem pedagógica construída e aplicada com a professora e sua turma de Nível A do município, objetivando analisar as expressões, reações, gestos e atitudes dos alunos quando utilizado diferentes tecnologias disponíveis na escola, incluídas no planejamento já construído pela professora, ao mesmo tempo pensando em incentivar a docente quanto ao uso desses recursos, mostrando na prática o quanto eles podem ser significativos. No alcance dos resultados, contatou-se, entre outros aspectos, que a maioria dos professores entrevistados possui ciência da importância do uso das tecnologias como ferramentas aliadas ao processo de ensino e que muitos deles de alguma forma já fazem uso das mesmas, embora muito moderadamente. Quanto à aplicação da abordagem pedagógica, obtiveram-se resultados muito positivos e significativos, confirmando a ideia inicial da pesquisa, onde se acredita que o uso das tecnologias podem ser grandes aliadas do professor, aluno e escola garantindo assim que a aprendizagem aconteça.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching and learning processes of children in Early Childhood Education are increasingly facing changes and new demands to be addressed. In this way, it assigns to all educational institutions responsibilities that are fundamental and immeasurable, with respect to the development and process of child training. The motivation of the research came from thinking about all these challenges and changes that are emerging in order to find tools that could contribute to and facilitate this process. The present work dealt with questions related to the use of the technologies in their pedagogical practices, in order to analyze if they are making use of these resources during their classes, their opinions about them, besides the teachers of the Children's Education of the municipality of Arroio do Meio. to address the issue of vocational training related to the use of technologies in the classroom. After applying the pedagogical approach built and applied with the teacher and his / her class of Level A of the municipality, aiming to analyze the expressions, reactions, gestures and attitudes of the students when using different technologies available in the school, included in the planning already built by the teacher, while at the same time thinking of encouraging teachers to use these resources, showing in practice how significant they may be. In the achievement of the results, it was inter alia that the majority of the interviewed teachers are aware of the importance of using technologies as tools associated with the teaching process, and that many of them are already using them, albeit very moderately. As for the application of the pedagogical approach, very positive and significant results were obtained, confirming the initial idea of the research, where it is believed that the use of technologies can be great allies of the teacher, student and school, thus guaranteeing that learning happens.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPedagogical Trainingen
dc.titleAs influências e contribuições das tecnologias na educação infantil com crianças de 04 e 05 anos de idade pelo olhar dos docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103260pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples