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dc.contributor.advisorViegas, Silvio Cesarpt_BR
dc.contributor.authorLacerda, Geovane Dantaspt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:58Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200613pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada propõe que o ensino de uma ferramenta de verificação de fatos seja incluído em uma proposta de rádio escolar, com o objetivo de evitar a disseminação de notícias falsas. Além disso, defende o debate com os alunos sobre o atual contexto de pósverdade, acreditando que os alunos devem olhar as notícias que recebem, especialmente através de meios digitais, de forma crítica. A pesquisa baseia sua prática na concepção de Marcos Baltar sobre a rádio escolar, Laura Storch sobre a verificação de fatos didática, Cristiana Cequeira de Lima Santana sobre pós-verdade e Joaquim Dolz a respeito das sequências didáticas como sistema de ensinagem. A forma com que a pesquisa se apresenta é a de pesquisa-ação, buscando a autonomia dos alunos ao evitar o conteudismo e construir em atividades práticas o embasamento a respeito dos temas relacionados e as ferramentas necessárias para evitar a disseminação de notícias distorcidas ou falsas. As atividades descritas foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos, em São Leopoldo-RS, e os alunos que participaram fazem parte das turmas de segundo ano do ensino médio. A duração do módulo relacionado às notícias falsas e verificação de fatos foi de aproximadamente dois meses, dividido em sete encontros com diferentes atividades envolvendo o tema.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes that the teaching of a fact verification tool may be included in a school radio proposal, in order to avoid the dissemination of false news. In addition, it implemented discussion with students about the current post-truth context, believing that students should look through the news they receive, especially by digital media, critically. The research bases its practice in the conception of Marcos Baltar on the school radio, Laura Storch on the didactic fact-checking system, Cristiana Cequeira de Lima Santana on post-truth and Joaquim Dolz on the didactic sequences as a teaching system. The way the research is presented is the one of action research, seeking the students' autonomy by avoiding acritical content and constructing in practical activities the background on the related topics and the necessary tools to avoid the dissemination of distorted or false news. The activities described were carried out at the Villa Lobos State High School in São Leopoldo, RS, and the students who participated are part of the second year of high school. The term of the module related to the fake news and fact-checking was approximately two months, divided in seven meetings with different activities involving the theme.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectSchool Radioen
dc.subjectNotícia falsapt_BR
dc.subjectFake Newsen
dc.subjectFact-Checkingen
dc.titleImplementação de um método de verificação de fatos para rádio escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the Socrative : a case study in the history disciplineen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103061pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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