Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Caroline Bohrer dopt_BR
dc.contributor.authorWentzel, Karin Lisianept_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200606pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar a utilização de vídeos como recurso pedagógico e como forma de divulgação da língua de sinais e da cultura surda entre alunos surdos de uma escola pública de ensino fundamental de Porto Alegre. Com base em referenciais teóricos sobre educação de surdos, cultura visual e uso das tecnologias para divulgar a Libras, esta pesquisa tem formato de estudo de caso com abordagem qualitativa, optando pelo uso de um vídeo com a apresentação de duas poesias em língua de sinais como instrumento. Foram selecionados quatro alunos da escola para o grupo focal, todos fluentes em Libras e usuários das tecnologias de filmagem e das redes sociais com alguma autonomia e propriedade em sua utilização. Com estes sujeitos como espectadores, foi mostrada a filmagem e, logo após, feita a análise e o debate a respeito do conteúdo assistido por meio de um questionário com roteiro semiestruturado. Como contribuição, constata-se que pode ser especialmente produtivo na educação de surdos o uso de tecnologias visuais com o objetivo de contribuir para aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala de aula, bem como de torná-los mais claros e mais atraentes, uma vez que os estudantes do grupo focal entendem o vídeo assistido e algumas características da poesia como gênero literário. Sugere-se que os(as) professores(as) tenham sempre o cuidado de optar por vídeos e filmagens apoiadas por Libras, com sinais claros e contextualizados, bem como que sejam produções de qualidade. Ao mesmo tempo, as escolas precisam buscar formas de oferecer o acesso aos aparelhos tecnológicos necessários e à internet para que os alunos possam produzir seus conteúdos digitais, uma vez que este acesso ainda não é realidade para uma parcela significativa de adolescentes em escolas públicas.pt_BR
dc.description.abstractThis work intends to analyze the use of videos as an educational resource and as a mean of dissemination of sign language and deaf culture among deaf students from a public elementary school from Porto Alegre. Based upon works about education of the deaf, visual culture and the use of technologies as a resource to disseminate the Brazilian Sign Language (Libras), this research is a case study with a qualitative approach and employs as its instrument two presentations of sign language poetry in one video. Four students from the school were selected to the focal group, all of them fluent in sign language and in the process of becoming autonomous and skilled users of filming technologies and social networks. With these subjects as viewers, the video was shown and the analysis and conversation about what was seen were made using a semi-structured interview guide. The results lead to consider the use of visual technologies with the purpose of contributing for the learning of contents taught in class, as well as making these contents clearer and more appealing, as especially productive, since the students were able to understand what they watched and some characteristics of poetry as a literary genre. It is suggested to the teachers to always carefully choose videos and footage with the support of clearly signed, contextualized Libras, as well as good quality productions. It is also recommended as a necessary task for the schools to seek ways of enabling the access of the students to the technological gadgets and to the internet as means for them to produce their digital contents, since having access to technology is not a reality to a significant share of teenagers in Brazilian public schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf studentsen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectVideosen
dc.subjectEducationen
dc.titleUso de vídeos na produção e divulgação de conhecimento dos adolescentes surdos de uma escola pública de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples