Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorSchulz, Greice Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200600pt_BR
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo identificar possíveis contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para as práticas pedagógicas dos professores de uma escola pública do município de Charqueadas/RS. A partir de relatos dos professores, indicando as utilizações das mídias digitais, foi possível elucidar potencialidades e dificuldades no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula. Visto a dificuldade de alguns professores em utilizarem novas tecnologias em sua prática docente, foi interessante entender suas particularidades, suas dúvidas e sugerir ideias de ferramentas de fácil utilização em seu dia a dia. Essa pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo possível elencar não só a quantidade de profissionais que usam as TIC em sua prática pedagógica, mas também de que forma as utilizam. O público-alvo foi professores da Educação Básica de escola municipal da cidade de Charqueadas, RS. Para essa pesquisa foi usado um formulário do “Google Forms” com questões pertinentes à relação dos professores de escola pública do município com a utilização das TIC em sala de aula, levando em consideração os tipos de mídias utilizadas, pontos positivos e negativos, além das dificuldades ou facilidades que os professores possuíam ao utilizarem essas ferramentas. Os resultados apontaram que 25% dos entrevistados demonstraram como dificuldade no uso das TIC o seu pouco conhecimento sobre o tema, impossibilitando sua utilização. Por outro lado, 50% dos professores indicaram que a falta de equipamentos nas escolas impossibilita o uso das TIC em sua prática docente. O estudo colaborou para o entendimento das dificuldades e possibilidades que os professores entrevistados possuíam no uso das TIC, podendo servir de indicativo para escolha de mídias digitais como ferramentas pedagógicas aplicadas na prática docente dos envolvidos.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to identify possible contributions of Information and Communication Technologies for teachers pedagogical practices at a public school in Charqueadas/RS. Teachers’ reports indicate their difficulties in using the digital media, this theme, was chosen to elucidate which potentialities of using Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom. By the difficulty of some teachers in using new technologies in their teaching practice, it was interesting to understand their particularities, their doubts and suggest practical tools in their daily life. This research shows qualitative results as it allows to list not only the quantity of professionals who use ICT in their pedagogical practice, but also how they use it. The audience was teachers of basic education of municipal school in Charqueadas, RS. “Google Forms” was used for this research with relevant issues to the relationship of teachers at a public school in town with the use of ICT in the classroom, taking into consideration the types of media used, strengths, weaknesses and difficulties or facilities that teachers have using them. The results showed that 25% of them had little knowledge about the topic, as difficulty in the use of ICT, on the other hand, 50% of the total indicates that the lack of equipments in schools make the use of ICT impossible in their teaching practice. The study collaborated to understand the difficulties and possibilities that interviewed teachers had to use ICT, it could also show the choice of digital media as pedagogical tools applied in their teaching practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectTrainingen
dc.titleTecnologias da Informação e Comunicação : utilização por professores de uma escola do município de Charqueadas (RS)pt_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technologies : utilization by teachers of a school of the Charqueadas (RS)en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103265pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples