Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFalkembach, Gilse Antoninha Morgentalpt_BR
dc.contributor.authorLorenço, Francielept_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200594pt_BR
dc.description.abstractObserva-se no cotidiano a utilização de diferentes ferramentas tecnológicas pelos estudantes bem como em atividades do cotidiano. Nas diferentes tarefas que se realiza, algum tipo de tecnologia está presente, infelizmente, as salas de aula nem sempre tem acompanhado este avanço. Desta forma, surge o questionamento sobre a necessidade de aproximar as TICs das práticas pedagógicas em salas de aula, pois nem sempre estão presentes. Neste contexto o propósito deste trabalho é abordar a temática de propostas de aulas utilizando o software GeoGebra . Como contribuição pretende-se apresentar planos de aula com atividades de Matemática sobre funções utilizando o software GeoGebra, como forma de superar esta situação de distanciamento justificando a importância deste trabalho. Não só como também constituir propostas de aulas para o ensino de funções matemáticas, a fim de servir de modelo aos professores interessados em utilizar o software GeoGebra em suas práticas pedagógicas. Com isso àqueles que têm interesse em fazer uso das TICs em suas aulas, podem usufruir de exemplos e materiais que podem contribuir com seus objetivos no processo de ensino e aprendizagem de funções. O trabalho inclui propostas de atividades buscadas no repositório de trabalhos acadêmicos da UFRGS, mas também são apresentados planos de aula utilizados pela autora em suas aulas. Sobre estes últimos é feita uma reflexão em torno das diferentes aplicações já feitas.pt_BR
dc.description.abstractThe daily use of different technological tools by the students as well as in daily activities is observed. In the different tasks that are performed, some kind of technology is present, unfortunately, classrooms have not always accompanied this breakthrough. Thus, the question arises about the need to bring ICTs closer to pedagogical practices in classrooms, since they are not always present. In this context the purpose of this work is to approach the theme of class proposals using GeoGebra software. As a contribution we intend to present lesson plans with mathematical activities about functions using GeoGebra software, as a way to overcome this situation of distance, justifying the importance of this work. Not only do they also constitute proposals for teaching mathematical functions, in order to serve as a model for teachers interested in using GeoGebra software in their pedagogical practices. With this, those who are interested in using ICT in their classes can benefit from examples and materials that can contribute to their objectives in the process of teaching and learning functions. The work includes proposals for activities sought in the repository of academic works of UFRGS, but also presented classes plans used by the author in her classes. On the latter, a reflection is made on the different applications already made.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.subjectFunctionsen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectProposals of activitiesen
dc.titleGeogebra : propostas de aulas para o ensino de funções matemáticaspt_BR
dc.title.alternativeGeogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functionsen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103051pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples