Show simple item record

dc.contributor.advisorFuck, Rafael Schillingpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Iolanda Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:22Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200593pt_BR
dc.description.abstractNessa Monografia, desenvolveu-se um estudo acerca do uso do aplicativo Math Game na aprendizagem de conteúdos de Matemática. O problema de pesquisa que deu origem a essa investigação foi: “Como o uso do aplicativo Math Game contribui para o ensino e aprendizagem de Equações do 1º Grau?”. O referencial teórico se sustentou em autores que abordam o uso de aplicativos nas aulas de Matemática, considerações sobre o ensino de Matemática na atualidade e o uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem da Matemática. Para responder ao problema de pesquisa e atender a seus objetivos, empreendeu-se uma investigação de natureza qualitativa, delineada sob a forma de um estudo de caso de uma prática pedagógica de Matemática mediada pelo aplicativo Math Game. Os sujeitos participantes do estudo foram alunos de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul (RS). Para a produção dos dados da pesquisa, recorreu-se à análise qualitativa do aplicativo Math Game e à observação participante das interações dos alunos com esse aplicativo. Como resultados, observou-se que a integração e aceitação durante o uso do aplicativo Math Game criou um atmosfera favorável para as práticas matemáticas num ambiente novo: o digital, além de um considerável aumento nos resultados assertivos das equações do 1º grau.pt_BR
dc.description.abstractIn this monograph, had evolved a subject of study about the use of Math Game app on learning of mathematics content. The research problem that gave start on this investigation was: ‘’How the usage of the Math Game app had contributed on teaching and learning 1st grade equations?’’. The speculative referential had supported on authors would approach the use of apps in mathematics classes, consideration about the education of mathematics on the present and the usage of Digital Technologies on teaching and learning of the math. To respond to the research problem and comply with the objectives, had waged a qualitative investigation, planned on form of study case of a pedagogical practice of mathematics, through by Math Game app. The attendant subjects of beneficiation were the students of a public 7th elementary School, localized on Porto Alegre´s metropolitan region, state of Rio Grande Do Sul (RS). To produce the research dates, call on a qualitative analyze of Math Game app and a participant observation of the student´s interactions with the app. Math Game generate a favorable atmosphere to mathematics practices on a new environment: the digital one, further a considerable increase on assertive results of the 1st grade equation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectMath Game appen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectSmartphoneen
dc.subjectMathematical educationen
dc.titleO aplicativo math game como auxiliar no ensino e aprendizagem de equações do 1º graupt_BR
dc.title.alternativeThe Math Game app as an auxiliary in teaching and learning of 1st grade equations en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103274pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record