Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Aline dept_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Gabriella Clavijo dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200588pt_BR
dc.description.abstractO estudo visa proporcionar a sistematização de recursos tecnológicos para aplicação como instrumento de avaliação na área de artes/dança, conhecer a forma com que os professores de arte/dança utiliza a tecnologia em sala de aula nos momentos avaliativos e como poderiam utilizá-la na construção dos portfólios digitais/eletrônicos. O trabalho originou-se como uma continuidade dos estudos da graduação que teve como temática, portfólios avaliativos para artes/dança, porém desta vez centrado na necessidade de conhecer como é utilizada a tecnologia durante os processos de avaliação nas aulas de arte/dança e pensar que instrumentos seriam possíveis de visualizar o crescimento artístico de cada estudante de forma criativa, interessante e atual na construção de portfólios de avaliação com uso de tecnologias. Como pauta de estudo optou-se por analisar as indicações das formas de avaliação para artes, bem como o uso da tecnologia conforme LDB, PCN e referencial curricular do RS. Com o levantamento de dados da análise documental em mãos, decidiu-se por realizar um mapeamento da literatura sobre a incidência das indicações dos documentos oficiais para uso da tecnologia e avaliação, o nível de ensino da pesquisa, a utilização dos portfólios para avaliação e o uso da tecnologia para avaliação, bem como a inclusão destes itens na área de conhecimento de arte/dança.Esses resultados foram agrupados em tabelas e gráficos, analisados e problematizados a partir de alguns teóricos. Foi possível perceber que há esforço para a utilização de tecnologias durante os processos avaliativos, mas ainda há entraves como a formação de professores e a falta de recursos nas escolas. Com a velocidade com que as tecnologias evoluem, instiga-se a utilização de formas de composição dos portfólios com acesso e postagem mais rápidas e acessíveis em busca de uma educação voltada para o agora capaz de abarcar a maior quantidade de formas de expressão possíveis trazendo equidade a este processo.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims to provide the systematization of technological resources for application as an evaluation instrument in the area of arts / dance. To know how art / dance teachers use technology in the classroom at the evaluation moments and how they could use it in the construction of digital / electronic portfolios. The work originated as a continuation of undergraduate studies in evaluation portfolios for arts / dance. This time for the need to know how technology is used during the evaluation processes in art / dance classes and to think what instruments would be possible to visualize the artistic growth of each student in a creative, interesting and current way in the construction of evaluation portfolios with use of technologies. As a study guide, we opted to analyze the indications of the forms of assessment for arts, as well as the use of technology according to LDB, PCN and Rio Grande do Sul curricular referential. With the data collection of the documentary analysis in hand, it was decided to carry out a mapping of the literature on the incidence of indications of official documents for use of technology and evaluation, the level of teaching of the research, the use of portfolios for evaluation and the use of technology for evaluation, as well as the inclusion of these items in the area of art / dance knowledge. These results were grouped into tables and graphs, analyzed and problematized from some theorists. It was possible to perceive that there is an effort to use technologies during evaluation processes, but there are still obstacles such as teacher training and lack of resources in schools. With the speed with which technologies evolve, the use of forms of composition of portfolios with faster and more accessible access and postage is instigated in search of an education oriented towards the now capable of embracing the greatest amount of possible forms of expression bringing equity to this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subjectPortfoliosen
dc.subjectElectronicsen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDigitalen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectDanceen
dc.titlePortfólios digitais para avaliação em dança : possibilidades de uso da tecnologia na escolapt_BR
dc.title.alternativeGeogebra : proposals of classes for the teaching of Mathematical Functionsen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples