Marketing esportivo com ênfase social: análise da campanha meu sangue é rubro-negro
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2019Author
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Graduation
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho busca compreender o poder do Marketing Esportivo como agente transformador da sociedade por meio do futebol e tem como objetivo geral a análise do impacto causado pela campanha de doação de sangue “Meu Sangue é Rubro-Negro”, promovida pelo Esporte Clube Vitória, no ano de 2012. O tema foi escolhido pela relevância do Marketing Esportivo para as organizações, para a sociedade e para o esporte, bem como pela importância de ações sociais, como as de incentivo à doação de sangue ...
O presente trabalho busca compreender o poder do Marketing Esportivo como agente transformador da sociedade por meio do futebol e tem como objetivo geral a análise do impacto causado pela campanha de doação de sangue “Meu Sangue é Rubro-Negro”, promovida pelo Esporte Clube Vitória, no ano de 2012. O tema foi escolhido pela relevância do Marketing Esportivo para as organizações, para a sociedade e para o esporte, bem como pela importância de ações sociais, como as de incentivo à doação de sangue, que influenciem comportamentos e impactem de forma positiva a comunidade. Foram estabelecidos quatro objetivos específicos para conduzir o estudo: compreender o cenário do Marketing Esportivo no Brasil e no mundo, entender as estratégias de marketing utilizadas durante a campanha, analisar os conteúdos produzidos para ela e mensurar os resultados alcançados para o clube e para a sociedade. Fez-se uma Análise de Conteúdo dos materiais coletados e os resultados encontrados evidenciaram, além dos benefícios sociais causados pelo aumento das doações de sangue no período da campanha, ganhos para o Vitória e para as empresas envolvidas na ação, que tiveram sua imagem atrelada à atuação em causas sociais e grande repercussão nacional e internacional. ...
Abstract
The presente study seeks to understand the power of Sports Marketing as a transforming agent of the society by means of soccer and has as general objective the analysis of the impact caused by the blood donation campaign "Meu Sangue é Rubro-Negro", promoted by Esporte Clube Vitória, in 2012. The theme was chosen because of the relevance of Sports Marketing for the organizations, for society and for the sport, as well as the importance of social actions, such as those to encourage blood donation ...
The presente study seeks to understand the power of Sports Marketing as a transforming agent of the society by means of soccer and has as general objective the analysis of the impact caused by the blood donation campaign "Meu Sangue é Rubro-Negro", promoted by Esporte Clube Vitória, in 2012. The theme was chosen because of the relevance of Sports Marketing for the organizations, for society and for the sport, as well as the importance of social actions, such as those to encourage blood donation, wich influence behaviors and impact the Community in a positive way. Four specific objectives were established to guide the study: understand the scenario of Sports Marketing in Brazil and in the world, understand the marketing strategies used during the campaign, analyze the contents produced for it and measure the results achieved for the club and for the society. A Content Analysis was done of the collected materials and the results has evidenced, besides the social benefits caused by the increase of the blood donations during the campaign period, the gains for Vitória and the companies involved in the campaign, who wad their image linked to the social causes and great national and international repercussion. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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