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dc.contributor.advisorLiedke, Enoi Dagopt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Ana Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-12T03:53:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200574pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender o poder do Marketing Esportivo como agente transformador da sociedade por meio do futebol e tem como objetivo geral a análise do impacto causado pela campanha de doação de sangue “Meu Sangue é Rubro-Negro”, promovida pelo Esporte Clube Vitória, no ano de 2012. O tema foi escolhido pela relevância do Marketing Esportivo para as organizações, para a sociedade e para o esporte, bem como pela importância de ações sociais, como as de incentivo à doação de sangue, que influenciem comportamentos e impactem de forma positiva a comunidade. Foram estabelecidos quatro objetivos específicos para conduzir o estudo: compreender o cenário do Marketing Esportivo no Brasil e no mundo, entender as estratégias de marketing utilizadas durante a campanha, analisar os conteúdos produzidos para ela e mensurar os resultados alcançados para o clube e para a sociedade. Fez-se uma Análise de Conteúdo dos materiais coletados e os resultados encontrados evidenciaram, além dos benefícios sociais causados pelo aumento das doações de sangue no período da campanha, ganhos para o Vitória e para as empresas envolvidas na ação, que tiveram sua imagem atrelada à atuação em causas sociais e grande repercussão nacional e internacional.pt_BR
dc.description.abstractThe presente study seeks to understand the power of Sports Marketing as a transforming agent of the society by means of soccer and has as general objective the analysis of the impact caused by the blood donation campaign "Meu Sangue é Rubro-Negro", promoted by Esporte Clube Vitória, in 2012. The theme was chosen because of the relevance of Sports Marketing for the organizations, for society and for the sport, as well as the importance of social actions, such as those to encourage blood donation, wich influence behaviors and impact the Community in a positive way. Four specific objectives were established to guide the study: understand the scenario of Sports Marketing in Brazil and in the world, understand the marketing strategies used during the campaign, analyze the contents produced for it and measure the results achieved for the club and for the society. A Content Analysis was done of the collected materials and the results has evidenced, besides the social benefits caused by the increase of the blood donations during the campaign period, the gains for Vitória and the companies involved in the campaign, who wad their image linked to the social causes and great national and international repercussion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectSports Marketing. Socceren
dc.subjectMeu Sangue Rubro-Negroen
dc.subjectCampanha publicitáriapt_BR
dc.subjectBlood Donation Campaignen
dc.subjectEsporte Clube Vitóriaen
dc.subjectAdvertising Campaignen
dc.subjectSocceren
dc.titleMarketing esportivo com ênfase social: análise da campanha meu sangue é rubro-negropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102196pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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