Comunicação de marca do Esporte Interativo na página do Facebook
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta monografia possui como tema a comunicação de marca (branding) da empresa de mídia esportiva Esporte Interativo em sua página na rede social Facebook. O objetivo é compreender como o Esporte Interativo construiu a sua marca nos dias 12/02/19 (oitavas de final) e 08/05/19 (semifinal) da Liga dos Campeões para agregar valor à marca. O embasamento teórico consiste na exploração de diversos conceitos presentes nas concepções sobre branding e marketing digital. A metodologia utilizada foi de tri ...
Esta monografia possui como tema a comunicação de marca (branding) da empresa de mídia esportiva Esporte Interativo em sua página na rede social Facebook. O objetivo é compreender como o Esporte Interativo construiu a sua marca nos dias 12/02/19 (oitavas de final) e 08/05/19 (semifinal) da Liga dos Campeões para agregar valor à marca. O embasamento teórico consiste na exploração de diversos conceitos presentes nas concepções sobre branding e marketing digital. A metodologia utilizada foi de triangulação do objeto de pesquisa, na qual, por meio de análise de conteúdo, busca-se compreender como foi realizada a comunicação de marca deste objeto de estudo. O corpus é formado por 218 publicações na linha do tempo (timeline) da página do Esporte Interativo dos dias 12/02/19 e 08/05/19, quando ocorreram os jogos das oitavas e semifinal da Liga dos Campeões, respectivamente. Exploraram-se os elementos constitutivos – tais como os aspectos visuais, a linguagem e o storytelling das publicações – na comunicação de marca para quem desejava assistir ou não à transmissão ao vivo das partidas. Também foram traçados seu estilo de comunicação e os tipos de conteúdo. Entre os resultados obtidos, percebeu-se que nas publicações constavam as funções de gerar relacionamento (capital social relacional) e de representar as opiniões do torcedor (capital social cognitivo). ...
Abstract
The theme of this monograph is the branding of the sports media enterprise Esporte Interativo on its page in the social media Facebook. The goal is to understand how Esporte Interativo built its brand on 12/02/19 (round of 16) and 08/05/19 (semi-finals) of the Champions League to add value to the brand. The theoretical basis is the exploration of several concepts present in the conceptions about branding and digital marketing. The methodology used was a triangulation of the research object, in ...
The theme of this monograph is the branding of the sports media enterprise Esporte Interativo on its page in the social media Facebook. The goal is to understand how Esporte Interativo built its brand on 12/02/19 (round of 16) and 08/05/19 (semi-finals) of the Champions League to add value to the brand. The theoretical basis is the exploration of several concepts present in the conceptions about branding and digital marketing. The methodology used was a triangulation of the research object, in which, through content analysis, we sought to understand how Esporte Interativo carried out its brand construction. The corpus is made up of 218 publications on the timeline of the Esporte Interativo on 12/02/19 and 08/05/19 when the games of the round of 16 and semi-finals of the Champions League took place. We explored the constituent elements - such as the visual aspects, the language and the storytelling of the publications - in the brand construction for those who wanted to watch or not the live transmission of the games. We also mapped out their communication style and content types. Among the results, it was noticed that the publications included the functions of generating relationships (relational social capital) and representing the opinions of the supporter (cognitive social capital). ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License