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dc.contributor.advisorKowarick, Adriana Coelho Borgespt_BR
dc.contributor.authorBorba, Igor Campos dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:50:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200489pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia possui como tema a comunicação de marca (branding) da empresa de mídia esportiva Esporte Interativo em sua página na rede social Facebook. O objetivo é compreender como o Esporte Interativo construiu a sua marca nos dias 12/02/19 (oitavas de final) e 08/05/19 (semifinal) da Liga dos Campeões para agregar valor à marca. O embasamento teórico consiste na exploração de diversos conceitos presentes nas concepções sobre branding e marketing digital. A metodologia utilizada foi de triangulação do objeto de pesquisa, na qual, por meio de análise de conteúdo, busca-se compreender como foi realizada a comunicação de marca deste objeto de estudo. O corpus é formado por 218 publicações na linha do tempo (timeline) da página do Esporte Interativo dos dias 12/02/19 e 08/05/19, quando ocorreram os jogos das oitavas e semifinal da Liga dos Campeões, respectivamente. Exploraram-se os elementos constitutivos – tais como os aspectos visuais, a linguagem e o storytelling das publicações – na comunicação de marca para quem desejava assistir ou não à transmissão ao vivo das partidas. Também foram traçados seu estilo de comunicação e os tipos de conteúdo. Entre os resultados obtidos, percebeu-se que nas publicações constavam as funções de gerar relacionamento (capital social relacional) e de representar as opiniões do torcedor (capital social cognitivo).pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this monograph is the branding of the sports media enterprise Esporte Interativo on its page in the social media Facebook. The goal is to understand how Esporte Interativo built its brand on 12/02/19 (round of 16) and 08/05/19 (semi-finals) of the Champions League to add value to the brand. The theoretical basis is the exploration of several concepts present in the conceptions about branding and digital marketing. The methodology used was a triangulation of the research object, in which, through content analysis, we sought to understand how Esporte Interativo carried out its brand construction. The corpus is made up of 218 publications on the timeline of the Esporte Interativo on 12/02/19 and 08/05/19 when the games of the round of 16 and semi-finals of the Champions League took place. We explored the constituent elements - such as the visual aspects, the language and the storytelling of the publications - in the brand construction for those who wanted to watch or not the live transmission of the games. We also mapped out their communication style and content types. Among the results, it was noticed that the publications included the functions of generating relationships (relational social capital) and representing the opinions of the supporter (cognitive social capital).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBranden
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectDigital Brandingen
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectSocial Networken
dc.subjectEsporte Interativoen
dc.subjectSocceren
dc.titleComunicação de marca do Esporte Interativo na página do Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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