Questões LGBTQ+ e redes de interação no Twitter da Folha de S.Paulo
View/ Open
Date
2019Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho aborda as relações do jornalismo com o público na internet e no Twitter, aspectos da inserção da sociedade em novos processos de consumo e produção de conteúdo midiático e, em tal cenário, as movimentações de auto-organização de grupos no entorno de interesses comuns, como é o caso daquelas ligadas à comunidade LGBTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer e outros). Com o objetivo de compreender esses temas, o objeto de pesquisa deste trabalho é o comentário e as interaç ...
Este trabalho aborda as relações do jornalismo com o público na internet e no Twitter, aspectos da inserção da sociedade em novos processos de consumo e produção de conteúdo midiático e, em tal cenário, as movimentações de auto-organização de grupos no entorno de interesses comuns, como é o caso daquelas ligadas à comunidade LGBTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer e outros). Com o objetivo de compreender esses temas, o objeto de pesquisa deste trabalho é o comentário e as interações dos leitores nas pautas relacionadas a termos LGBTQ+ no Twitter do jornal brasileiro Folha de S.Paulo, em três anos marcados por disputa eleitoral no país: 2010, 2014 e 2018. O corpus de trabalho foi definido a partir de pesquisas por termos-chave ligados a esse grupo social no perfil do jornal, retornando todas as chamadas veiculadas em cada ano. Foi depois selecionado o Top tweet (publicação com maior número de interações) de cada ano, servindo de base para análise de conteúdo de todas as suas respostas. Dentre os achados na pesquisa dos três anos, notou-se, principalmente: aumento expressivo no número de interações e aproximação dos usuários com as pautas; aumento significativo de redes de interação e discussões entre os usuários; e mudanças relevantes das chamadas veiculadas, como aumento do percentual daquelas relacionadas ao período eleitoral e/ou a políticos brasileiros. Como é discutido, os resultados e as mudanças culturais recentes podem ser caminhos para que as relações do jornalismo com o público estejam também permeadas por demandas sociais relevantes. ...
Abstract
This paper addresses the relations between journalism and public on the internet and on Twitter, aspects on the insertion of society on new processes of consumption and production of mediatic contents and, in such scenario, the movements of self-organization of groups around common interests, as shown by the case of the LGBTQ+ (lesbians, gays, bisexuals, transgenders, queer and others) community. With the aim of understanding these topics, the object of research of this paper is the comment and ...
This paper addresses the relations between journalism and public on the internet and on Twitter, aspects on the insertion of society on new processes of consumption and production of mediatic contents and, in such scenario, the movements of self-organization of groups around common interests, as shown by the case of the LGBTQ+ (lesbians, gays, bisexuals, transgenders, queer and others) community. With the aim of understanding these topics, the object of research of this paper is the comment and the interactions of readers on news and articles that are related to LGBTQ+ terms on the Twitter profile of the brazilian newspaper Folha de S.Paulo, on three years that are characterized for electoral disputes on Brazil: 2010, 2014 and 2018. The corpus of work was defined after searches for the keywords related to this social group on the profile of the newspaper, which returned all the published headlines within each year. Then, the Top tweet (the post with the biggest number of interactions) in each year was selected, serving as the basis for the content analysis of all of its replies. Within the findings of the research on the three years, it was mainly perceived: considerable increase on networks of interactions and approaches of users to the news and articles; significant increase on networks of interaction and discussions within users; and relevant changes of the published headlines, such as the increase on the percentage of those that are related to the electoral season and/or to brazilian politicians. As discussed, the results and recent cultural changes might be the ways for the relations between journalism and public to be also connected with social demands that are relevant. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
