O branding esportivo nos ambientes digitais : a GrêmioTV no YouTube
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2019Author
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Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente monografia consiste na pesquisa acerca das estratégias de branding esportivo no ambiente digital do YouTube. Sendo assim, nosso objetivo geral foi de analisar as estratégias de branding adotadas pela GrêmioTV na estruturação do canal oficial do clube na sua produção de conteúdo. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observa ...
A presente monografia consiste na pesquisa acerca das estratégias de branding esportivo no ambiente digital do YouTube. Sendo assim, nosso objetivo geral foi de analisar as estratégias de branding adotadas pela GrêmioTV na estruturação do canal oficial do clube na sua produção de conteúdo. Para tanto, nos apropriamos da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador proposta por Johnson (2010), a partir da triangulação de técnicas que se deu por meio de dois principais métodos: observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados obtidos evidenciam que o canal do clube de futebol Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense apropria-se da plataforma de vídeos para articular a aproximação com seu público por meio da comunicação centrada nos torcedores gremistas que recorrem ao YouTube para o consumo de vídeos esportivos. ...
Abstract
This monograph consists of a research around sports branding strategies within the digital environment of YouTube. Therefore, our general objective was to analyze branding strategies adopted by GrêmioTV when structuring audio-visual content published on the official YouTube channel of the soccer club. In order to do so, we took advantage of the computer-mediated empirical research methodology proposed by Johnson (2010), using the triangulation of techniques which was based on two main methods: ...
This monograph consists of a research around sports branding strategies within the digital environment of YouTube. Therefore, our general objective was to analyze branding strategies adopted by GrêmioTV when structuring audio-visual content published on the official YouTube channel of the soccer club. In order to do so, we took advantage of the computer-mediated empirical research methodology proposed by Johnson (2010), using the triangulation of techniques which was based on two main methods: covert and non-participatory field observation (JOHNSON, 2010) as well as content analysis (BARDIN, 2011). The results obtained reinforce that the YouTube channel of the soccer club Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense uses the online video platform to articulate an approach to its audience through a kind of communication which is centered on the club’s fans who reach out to YouTube for consuming sports videos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
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