Os desafios das empresas de comunicação no contexto da convergência: um estudo de caso do GaúchaZH
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo tem como tema central a cultura da convergência e os desafios enfrentados pelas empresas de comunicação em se adequar às mudanças impostas por esse novo cenário. O objetivo geral é analisar o posicionamento e as modificações estratégicas na fusão dos dois veículos de comunicação no ambiente digital, resultando no surgimento de um novo produto denominado GaúchaZH, de modo a verificar se o projeto analisado adapta-se de forma eficaz a essas mudanças. A pesquisa é de vertente qualitati ...
Este estudo tem como tema central a cultura da convergência e os desafios enfrentados pelas empresas de comunicação em se adequar às mudanças impostas por esse novo cenário. O objetivo geral é analisar o posicionamento e as modificações estratégicas na fusão dos dois veículos de comunicação no ambiente digital, resultando no surgimento de um novo produto denominado GaúchaZH, de modo a verificar se o projeto analisado adapta-se de forma eficaz a essas mudanças. A pesquisa é de vertente qualitativa, os métodos utilizados a fim de atingir os objetivos propostos são o estudo de caso e análise de conteúdo. Apresenta-se a discussão temas como os desafios das empresas de comunicação no contexto da convergência, as formas que ocorrem os novos processos, fluxos, práticas e comportamentos por parte do público, além dos impactos de todo o processo da convergência.O caso analisado foi o de GaúchaZH, portal de notícias do Grupo RBS, tendo como recorte principal a análise dos sete programas exclusivos lançados juntamente ao novo site. Os principais resultados indicam que o processo de convergência digital de GaúchaZH ocorre de maneira planejada e estratégica, a fim de se adequar e acompanhar as mudanças impostas pela sociedade. Consideram-se as ações necessárias no processo de convergência do portal de suma importância para a adaptação a uma nova realidade tecnológica, cultural, social e mercadológica. ...
Abstract
This research are focus in the culture of convergence and the challenges faced by communication companies in adapting to the changes imposed by this new scenario. The overall objective is to analyze the positioning and strategic changes in the merger of the two vehicles in the digital environment, resulting in the new product called GaúchaZH. In order to verify if the analyzed project adapts effectively to these changes, the research is qualitative, the methods used in order to achieve the prop ...
This research are focus in the culture of convergence and the challenges faced by communication companies in adapting to the changes imposed by this new scenario. The overall objective is to analyze the positioning and strategic changes in the merger of the two vehicles in the digital environment, resulting in the new product called GaúchaZH. In order to verify if the analyzed project adapts effectively to these changes, the research is qualitative, the methods used in order to achieve the proposed objectives are the case study and content analysis. Topics such as the challenges of communication companies in the context of convergence, the forms that the new processes occur, flows, practices and behaviors by the public, and the impacts of the whole process was presented. The case analyzed was that of GaúchaZH, news portal of the RBS Group, having as main cut the analysis of the seven exclusive programs launched together with the new site. The main results indicate that GaúchaZH's digital convergence process occurs in a planned and strategic way, in order to adapt and follow the changes imposed by society. The actions imposed in the process of convergence of the portal of extreme importance for the adaptation to a new technological, cultural, social and market reality are considered. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License